Fonte: http://yugidecks.wordpress.com/
Hoje eu explicarei como funciona um dos assuntos mais polêmicos e mal compreendidos do jogo.
É claro que estou me referindo ao conceito de Prioridade, em inglês Priority. Portanto, vamos lá tentar esclarecer e resolver os seu problemas.
Para começar, Prioridade nunca foi algo realmente explícito e nem concreto. Os jogadores passam anos jogando sem saber exatamente o que é e como se aplica. Também é difícil encontrar uma boa definição oficial, o que dificulta um pouco as coisas. O próprio Livro de Regras Oficiais da Konami não é lá muito sucinto quanto a isso.
Hoje eu explicarei como funciona um dos assuntos mais polêmicos e mal compreendidos do jogo.
É claro que estou me referindo ao conceito de Prioridade, em inglês Priority. Portanto, vamos lá tentar esclarecer e resolver os seu problemas.
Para começar, Prioridade nunca foi algo realmente explícito e nem concreto. Os jogadores passam anos jogando sem saber exatamente o que é e como se aplica. Também é difícil encontrar uma boa definição oficial, o que dificulta um pouco as coisas. O próprio Livro de Regras Oficiais da Konami não é lá muito sucinto quanto a isso.
Ao tentar elaborar uma definição eu cheguei a esta:
“Prioridade é o direito do jogador de realizar uma ação, cabendo a ele a decisão de cedê-lo ou não ao oponente.”
Além disso, Prioridade é algo que pertence aos jogadores, jamais às cartas. Não existe essa de tal carta possue prioridade e outra não. Apenas jogadores possuem!
Obviamente que para o jogo correr devidamente a Prioridade só pode pertencer a um jogador de cada vez, ou seja, se um tem o outro não, até que lhe seja cedido.
“E como eu vou saber quem tem prioridade?”
O jogador do turno tem sempre Prioridade no início de cada Step ou Phase, dessa forma você não pode ativar nada até que esse direito lhe seja concedido.
“E quando isso acontece?”
Durante o final de uma Step, ou Phase ou quando um efeito que possa desencadear Chain é ativado, ou simplesmente falando: “Eu passo a minha prioridade.”
Ações como comprar uma carta, declarar um ataque, baixar uma carta ou mudar a posição de batalha de um monstro não passam prioridade. Na verdade você pode ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior nessas circunstâncias.
Um outro aspecto interessante é que assim que uma Chain é resolvida a Prioridade retorna ao jogador do turno então ele pode ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior, se ele não quiser pode passar esse direito ao adversário que pode fazer o mesmo ou decidir ativar.
Um exemplo dessa situação: o jogador do turno ativou Reinforcement of the Army e, como não houve respostas do oponente, ele adicionou Elemental Hero Stratos para a mão. Agora ele pode ativar um efeito de Spell Speed 2 devido à resolução, porém ele não quer. Então o outro jogador assume prioridade para ativar Mind Crush e declara Elemental Hero Stratos, descartando-o.
Aí vai uma listinha do que o jogador pode fazer durante cada etapa do seu turno.
Draw Phase:
Após comprar uma carta, o jogador tem o direito de ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior.
Standby Phase:
O jogador tem o direito de ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior.
O jogador retêm prioridade para ativar qualquer efeito Trigger específico da Standby Phase, como Treeborn Frog.
Main Phase 1:
O jogador tem prioridade para realizar o Normal/Flip/Special Summon de um monstro.
O jogador tem prioridade para ativar qualquer Spell ou Trap, independente de sua Spell Speed.
O jogador tem prioridade para baixar uma carta.
O jogador tem prioridade para ativar o efeito Ignition, Trigger (se aplicável), ou Quick (se aplicável) de qualquer um de seus monstros.
O jogador tem prioridade para mudar a posição de batlha de seus monstros.
Battle Phase – Start Step:
O jogador tem prioridade para ativar efeitos de Spell Speed 2 ou maior.
Battle Phase – Battle Step:
O jogador do turno tem prioridade para declarar um ataque com um de seus monstros.
Se não houver efeitos Trigger envolvidos, o jogador pode ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior em resposta ao seu próprio ataque.
Battle Phase – Damage Step:
No início de cada uma das substeps da Damage Step o jogador tem prioridade para dar início a uma Chain, com as cartas apropriadas.
Battle Phase – End Step:
O jogador tem prioridade para ativar efeitos de Spell Speed 2 ou maior.
O jogador tem prioridade para ativar efeitos Trigger que ocorrem durante a End Step, como o de Gladiator Beasts.
Main phase 2:
O mesmo que Main Phase 1.
End Phase:
O jogador tem prioridade para ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior.
O jogador tem prioridade para ativar efeitos Trigger específicos da End phase, como os de monstros Lightsworn.
O jogador tem prioridade para resolver todos os efeitos que duram até a End Phase como, Enemy Controller, Limiter Removal e Leeching the Light.
Muito bem, se pensa que já acabou, está muito enganado! Prioridade é o que faz Yu-Gi-Oh! ser o que é, e só estamos na metade! Agora veremos o maior motivo de mal-entendidos e discussões em torneios, fóruns e Dueling Network: a prioridade exercida na invocação de um monstro!
Considere a situação em que um jogador quer realizar o Normal Summon de um monstro.
Nesse momento abre-se uma “janela” que permite a negação dessa invocação. Aqui ambos os jogadores podem negá-la, mas como é o seu turno você pode fazê-lo primeiro. Se não quiser negar a invocação de seu próprio monstro passe esse direito cordialmente ao oponente. Agora ele pode negar com Solemn Warning, Solemn Judgment, Saber Hole, etc.
Como ele ativou uma carta que inicia Chain você pode responder com a Spell Speed adequada (no caso a Speed 3) como Seven Tools of the Bandit, caso contrário a invocação será negada.
Se ele não quiser negar, a “janela” se fecha e a invocação é declarada com sucesso, nesse instante efeitos contínuos são aplicados.
Agora, o jogador do turno tem prioridade para ativar um efeito Ignition de somente um de seus monstros em resposta à invocação ou um efeito de Spell Speed 2 ou maior, assumindo que não há efeitos Trigger envolvidos.
Para o caso em que houver efeitos Trigger ativados em resposta à invocação o jogador do turno não pode ativar um efeito Ignition em resposta à invocação, mas ainda pode ativar efeitos de Spell Speed 2 ou maior.
Eis alguns exemplos de situações sobre a Main Phase e sob a perspectiva do jogador do turno.
Exemplo 1: O jogador invoca Snipe Hunter e não deseja negar a própria invocação. Logo, o adversário ativa Solemn Judgment tentando negar. O jogador do turno responde com Dark Bribe e Snipe Hunter é invocado com sucesso. Mesmo que o adversário tenha Bottomless Trap Hole, Book of Moon e Trap Hole em SET ele deve aguardar até que o jogador do turno decida se quer ativar o efeito Ignition de Snipe Hunter ou de algum outro monstro até que lhe seja cedida a prioridade para ativar alguma dessas cartas.
Exemplo 2: O jogador do turno faz Special Summon de Chaos Sorcerer com sucesso e decide usar seu efeito selecionando Stardust Dragon do oponente como alvo. O oponente então pode ativar seu Bottomless Trap Hole em Chain ao efeito de Chaos Sorcerer , porque a última coisa a acontecer foi a invocação dele e seu efeito ainda não resolveu. Chaos Sorcerer é removido e em seguida Stardust Dragon o é também.
Exemplo 3: O jogador ativa Call of the Haunted durante a sua Main Phase e, sem respostas, consegue fazer o Special Summon de sua Lonefire Blossom em ataque. Ele decide ativar o efeito Ignition dela e paga seu custo tributando-a. Seu oponente pode ativar alguma carta em resposta a esse efeito, mas não é possível dar alvo em Lonefire Blossom pois ela já está fora de campo.
Exemplo 4: Caius the Shadow Monarch é invocado por Tribute Summon com sucesso, seu efeito Trigger é compulsoriamente ativado, selecionando um alvo, e prioridade passa ao adversário automaticamente.
Exemplo 5: Jogador A tem um King Tiger Wanghu de face para cima no campo, e o jogador B decide invocar Lonefire Blossom no seu turno. O efeito Trigger de Wanghu é desencadeado e o jogador B não pode usar o efeito Ignition de Lonefire Blossom , apenas responder com um efeito de Spell Speed 2 ou maior.
Exemplo 6: O jogador do turno invoca Breaker the Magical Warrior com sucesso e seu efeito Trigger de ganhar um Spell Counter é ativado. Prioridade é passada automaticamente para o oponente. Observe que o efeito de destruição não pode ser ativado porque Breaker não ganhou um Spell Counter ainda e ele não pode ser inserido em Chain como resposta.
Ufa! Espero que esse post tenha ajudado os jogadores a percebrem o modo correto de se jogar, que é sempre perguntando se há alguma resposta ou avisando que cede prioridade. Isso é importante para evitar brigas e problemas com as regras.
Também devo avisar aos navegantes que esse post trata das regras de Prioridade no TCG e não no OCG onde essas regras são ligeiramente diferentes.
Até a próxima!
“E como eu vou saber quem tem prioridade?”
O jogador do turno tem sempre Prioridade no início de cada Step ou Phase, dessa forma você não pode ativar nada até que esse direito lhe seja concedido.
“E quando isso acontece?”
Durante o final de uma Step, ou Phase ou quando um efeito que possa desencadear Chain é ativado, ou simplesmente falando: “Eu passo a minha prioridade.”
Ações como comprar uma carta, declarar um ataque, baixar uma carta ou mudar a posição de batalha de um monstro não passam prioridade. Na verdade você pode ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior nessas circunstâncias.
Um outro aspecto interessante é que assim que uma Chain é resolvida a Prioridade retorna ao jogador do turno então ele pode ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior, se ele não quiser pode passar esse direito ao adversário que pode fazer o mesmo ou decidir ativar.
Um exemplo dessa situação: o jogador do turno ativou Reinforcement of the Army e, como não houve respostas do oponente, ele adicionou Elemental Hero Stratos para a mão. Agora ele pode ativar um efeito de Spell Speed 2 devido à resolução, porém ele não quer. Então o outro jogador assume prioridade para ativar Mind Crush e declara Elemental Hero Stratos, descartando-o.
Aí vai uma listinha do que o jogador pode fazer durante cada etapa do seu turno.
Draw Phase:
Após comprar uma carta, o jogador tem o direito de ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior.
Standby Phase:
O jogador tem o direito de ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior.
O jogador retêm prioridade para ativar qualquer efeito Trigger específico da Standby Phase, como Treeborn Frog.
Main Phase 1:
O jogador tem prioridade para realizar o Normal/Flip/Special Summon de um monstro.
O jogador tem prioridade para ativar qualquer Spell ou Trap, independente de sua Spell Speed.
O jogador tem prioridade para baixar uma carta.
O jogador tem prioridade para ativar o efeito Ignition, Trigger (se aplicável), ou Quick (se aplicável) de qualquer um de seus monstros.
O jogador tem prioridade para mudar a posição de batlha de seus monstros.
Battle Phase – Start Step:
O jogador tem prioridade para ativar efeitos de Spell Speed 2 ou maior.
Battle Phase – Battle Step:
O jogador do turno tem prioridade para declarar um ataque com um de seus monstros.
Se não houver efeitos Trigger envolvidos, o jogador pode ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior em resposta ao seu próprio ataque.
Battle Phase – Damage Step:
No início de cada uma das substeps da Damage Step o jogador tem prioridade para dar início a uma Chain, com as cartas apropriadas.
Battle Phase – End Step:
O jogador tem prioridade para ativar efeitos de Spell Speed 2 ou maior.
O jogador tem prioridade para ativar efeitos Trigger que ocorrem durante a End Step, como o de Gladiator Beasts.
Main phase 2:
O mesmo que Main Phase 1.
End Phase:
O jogador tem prioridade para ativar um efeito de Spell Speed 2 ou maior.
O jogador tem prioridade para ativar efeitos Trigger específicos da End phase, como os de monstros Lightsworn.
O jogador tem prioridade para resolver todos os efeitos que duram até a End Phase como, Enemy Controller, Limiter Removal e Leeching the Light.
Muito bem, se pensa que já acabou, está muito enganado! Prioridade é o que faz Yu-Gi-Oh! ser o que é, e só estamos na metade! Agora veremos o maior motivo de mal-entendidos e discussões em torneios, fóruns e Dueling Network: a prioridade exercida na invocação de um monstro!
Considere a situação em que um jogador quer realizar o Normal Summon de um monstro.
Nesse momento abre-se uma “janela” que permite a negação dessa invocação. Aqui ambos os jogadores podem negá-la, mas como é o seu turno você pode fazê-lo primeiro. Se não quiser negar a invocação de seu próprio monstro passe esse direito cordialmente ao oponente. Agora ele pode negar com Solemn Warning, Solemn Judgment, Saber Hole, etc.
Como ele ativou uma carta que inicia Chain você pode responder com a Spell Speed adequada (no caso a Speed 3) como Seven Tools of the Bandit, caso contrário a invocação será negada.
Se ele não quiser negar, a “janela” se fecha e a invocação é declarada com sucesso, nesse instante efeitos contínuos são aplicados.
Agora, o jogador do turno tem prioridade para ativar um efeito Ignition de somente um de seus monstros em resposta à invocação ou um efeito de Spell Speed 2 ou maior, assumindo que não há efeitos Trigger envolvidos.
Para o caso em que houver efeitos Trigger ativados em resposta à invocação o jogador do turno não pode ativar um efeito Ignition em resposta à invocação, mas ainda pode ativar efeitos de Spell Speed 2 ou maior.
Eis alguns exemplos de situações sobre a Main Phase e sob a perspectiva do jogador do turno.
Exemplo 1: O jogador invoca Snipe Hunter e não deseja negar a própria invocação. Logo, o adversário ativa Solemn Judgment tentando negar. O jogador do turno responde com Dark Bribe e Snipe Hunter é invocado com sucesso. Mesmo que o adversário tenha Bottomless Trap Hole, Book of Moon e Trap Hole em SET ele deve aguardar até que o jogador do turno decida se quer ativar o efeito Ignition de Snipe Hunter ou de algum outro monstro até que lhe seja cedida a prioridade para ativar alguma dessas cartas.
Exemplo 2: O jogador do turno faz Special Summon de Chaos Sorcerer com sucesso e decide usar seu efeito selecionando Stardust Dragon do oponente como alvo. O oponente então pode ativar seu Bottomless Trap Hole em Chain ao efeito de Chaos Sorcerer , porque a última coisa a acontecer foi a invocação dele e seu efeito ainda não resolveu. Chaos Sorcerer é removido e em seguida Stardust Dragon o é também.
Exemplo 3: O jogador ativa Call of the Haunted durante a sua Main Phase e, sem respostas, consegue fazer o Special Summon de sua Lonefire Blossom em ataque. Ele decide ativar o efeito Ignition dela e paga seu custo tributando-a. Seu oponente pode ativar alguma carta em resposta a esse efeito, mas não é possível dar alvo em Lonefire Blossom pois ela já está fora de campo.
Exemplo 4: Caius the Shadow Monarch é invocado por Tribute Summon com sucesso, seu efeito Trigger é compulsoriamente ativado, selecionando um alvo, e prioridade passa ao adversário automaticamente.
Exemplo 5: Jogador A tem um King Tiger Wanghu de face para cima no campo, e o jogador B decide invocar Lonefire Blossom no seu turno. O efeito Trigger de Wanghu é desencadeado e o jogador B não pode usar o efeito Ignition de Lonefire Blossom , apenas responder com um efeito de Spell Speed 2 ou maior.
Exemplo 6: O jogador do turno invoca Breaker the Magical Warrior com sucesso e seu efeito Trigger de ganhar um Spell Counter é ativado. Prioridade é passada automaticamente para o oponente. Observe que o efeito de destruição não pode ser ativado porque Breaker não ganhou um Spell Counter ainda e ele não pode ser inserido em Chain como resposta.
Ufa! Espero que esse post tenha ajudado os jogadores a percebrem o modo correto de se jogar, que é sempre perguntando se há alguma resposta ou avisando que cede prioridade. Isso é importante para evitar brigas e problemas com as regras.
Também devo avisar aos navegantes que esse post trata das regras de Prioridade no TCG e não no OCG onde essas regras são ligeiramente diferentes.
Até a próxima!
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