Estava pensando em algum deck para analisar e me veio à mente aquele que passou de fraco para Tier 1 de um set para o outro. É claro que estou falando de Wind-Ups.
Entre os decks metas creio que Wind-Up está recebendo o maior destaque, por possuir uma engine consistente o suficiente para consolidar um campo forte e/ou destruir as jogadas do adversário com chances mínimas disso ser evitado.
Para começar, eu queria explicar o que aconteceu para que algo inofensivo se tornasse a grande preocupação dos jogadres no cenário competitivo.
Os Wind-Ups são um arquetipo com monstros no estilo brinquedo que tem os mais variados atributos e são destinados à mecânica de Xyz, como tudo que foi lançado após Generation Force, onde apareceram pela primeira vez.
No início não havia nada de impressionante, eles não aparentavam ter qualquer potencial para um deck meta, porém a situação começou a se transformar em novembro de 2011, com o lançamento de Photon Shockwave. Esse booster trouxe um suporte enorme para vários estilos de deck e inclusive introduziu cartas que originariam decks fortíssimos, como o Dino Rabbit. Para os “bonequinhos” o set apresentou uma coletânia deveras interessante. Wind-Up Zenmaines, Wind-Up Rabbit, Wind-Up Hunter e Wind-Up Factory são cartas que demonstravam um certo potencial, mas, com exceção do Zenmaines, ainda não conseguiam bater de frente com plantas e dinossauros.
Entretanto, tudo mudou após Order of Chaos (ORCS), o que no Japão decretou o início da Era Inzektor. ORCS trouxe duas cartas que prometiam revolucionar o arquetipo e elevá-los a um novo patamar. Essas cartas eram Wind-Up Carrier Zenmaity e Wind-Up Rat. Naquele instante, os jogadores mais experientes sabiam que algo grande estava para acontecer, e em pouco tempo os estoques de Wind-Up Hunter e Wind-Up Factory se esgotaram.
O Loop fora descoberto. Uma combinação que envolvia três cartas como sua matriz foi elaborada e descobriram o quão devastador e fácil era realizá-la. Tendo Wind-Up Hunter e algum monstro de level 3 que pudesse ser Special Summon (Spell Striker, Gilasaurus, Marauding Captain) era possível desencadear um assalto à mão do oponente.
Funciona assim: invocando Wind-Up Hunter e o outro level 3 faz-se Xyz de Zenmaity e usa-se o efeito para trazer Wind-Up Rat do deck/mão dando detach no Hunter. Com o efeito de Rat invoca-se Hunter que tributa Zenmaity para seu efeito tirar uma carta da mão adversária. Faça novamente Xyz summon de Zenmaity usando Hunter e Rat. E repete-se o processo. Esse procedimento possibilita enviar três cartas da mão inicial do oponente ao cemitério e terminar com um Xyz Rank 3 e 4 cartas na sua mão. Com Pot of Avarice pode-se retirar todas as cartas e acabar com 5 na mão.
É claro, ainda mais se tratando da Konami, tudo pode piorar. Em 24 de Janeiro, quando ORCS foi lançado no ocidente, um novo elemento foi incoporado ao conjunto: Wind-Up Shark. Ele é uma carta exclusiva para nós do TCG, assim como Wind-Up Rabbit, e facilita absurdamente as Xyz Summons do deck, por ter um excelente efeito de conversão de level aliado à sua capacidade de se auto-invocar.
Agora chegamos ao ponto em que queria. Depois de ler essa longa retrospectiva sobre os últimos meses, é bem provável que você entenda, porquê esse deck fez 30% do Top 32 do YCS Guadalajara.
Wind-Ups se apoderaram muito bem da mecânica de Xyz ao explorarem a versatilidade do Extra Deck através de jogadas explosivas. Isso deu a eles uma vantagem fenomenal junto com a possibilidade de fazer o Loop em 90% dos seus duelos.
Observe uma decklist padrão:
Monstros (21):
[3] Wind-Up Magician
[3] Wind-Up Shark
[3] Wind-Up Rat
[3] Wind-Up Rabbit
[2] Wind-Up Hunter
[3] Tour Guide from the Underworld
[1] Tour Bus from the Underworld
[3] Maxx “C”
Magias (10):
[3] Wind-Up Factory
[3] Mystical Space Typhoon
[1] Dark Hole
[1] Monster Reborn
[1] Heavy Storm
[1] Pot of Avarice
Armadilhas (9):
[3] Fiendish Chain
[1] Solem Judgment
[2] Solemn Warning
[1] Mirror Force
[1] Torrential Tribute
[1] Trap Dustshoot
Extra Deck (15):
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Leviair the Sea Dragon
[2] Wind-Up Zenmaines
[3] Wind-Up Carrier Zenmaity
[1] Number 39: Utopia
[1] Steelswarm Roach
[1] Adreus, Keeper of Armageddon
[1] Wind-Up Arsenal Zenmaioh
[1] Brionac, Dragon of the Ice Barrier
[1] Black Rose Dragon
[1] Trishula, Dragon of the Ice Barrier
[1] Chimeratech Fortress Dragon
Nesse exemplo é perfeitamente possível executar o loop no primeiro turno devido à quantidade imensa de Leveis 3 e de Special Summons que são feitas. De acordo com a preferência do jogador também é possível usar Instant Fusion como suporte a Xyz, o problema é que consome um espaço precioso no Extra Deck.
Percebe-se que este é um deck com um poder de busca extraordinário. Dispomos de Wind-Up Magician, Wind-Up Factory e Wind-Up Carrier Zenmaity para acelerar as jogadas. Wind-Up Rabbit ajuda muito nesse quesito enquanto estiver na presença de Wind-Up Factory, possibilitando buscas durante todos os turnos.


Tour Bus from the Underworld dá um toque especial auxiliando no loop quando precisamos voltar um Zenmaity já usado, e dar continuidade às inúmeras combinações que o deck pode fazer.
Graças a Wind-Up Shark é possível fazer Xyz do Rank 3 até o 5, o que garante uma boa variedade e, consequentemente, versatilidade ao deck. Zenmaioh e Adreus são devastadores e quase sempre vencem o jogo. Tiras também é uma boa opção de Rank 5.

Maxx “C” ganha valor fundamental a um deck que precisa se defender contra perigosos mirror matches. Além disso, acelera bastante o que já era rápido por natureza.
Contra esse deck costuma-se atacar o loop e as jogadas mais tradicionais, como invocar Wind-Up Zenmaines. Para isso, os jogadores utilizam muitas cartas que podem negar invocações ou efeitos como Effect Veiler, Fiendish Chain e Thunder King Rai-Oh. Cyber Dragon é uma solução para os Zenmaines e Zenmaities que ficarem no campo, pois pode-se recorrer a uma fusão de contato para Chimeratech Fortress Dragon. E, como dito anteriormente, Maxx “C” contém o loop. D.D. Crow pode remover o alvo de Wind-Up Rat, já sendo uma carta popular nos side decks.
Os Wind-Ups estão para receber mais uma carta muito interessante em breve. Ela pertence a outro arquetipo, mas se encaixa perfeitamente tendo em vista o loop. Essa carta é Daigusto Emeral. Assim como Tour bus o seu propósito é reciclar Zenmaity e dar continuidade ao controle de mão. Fora que seu efeito é uma compra gratuita. Para invocá-lo basta usar Wind-Up Shark e/ou Wind-Up Magician.

E isso é tudo por hoje. Espero que tenham gostado da análise e tenham entedido que Wind-Up não veio do nada, foi um processo que fez com que eles deixassem de ser brincadeira de criança.
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