Gusto - 2 votos
Worm - 1 voto
Blackwing - 5 votos
Karakuri - 2 votos
É, e Blackwing, essa semana, é o campeão da nossa série, na qual procurarei trazer um grande conteúdo, diante de certas pessoas que votaram na enquete e esperam informações bastante completas a respeito desses nossos queridos "asas negras", então, por ser um arquétipo conhecimento por uma grande quantidade de jogadores, o conteúdo apresentado pretende ser bastante amplo, portanto não desistam no meio do caminho, já que eu tenho que levar em consideração alguns pontos que são bastante importantes para a história desse arquétipo, como os que eu citei bem acima (Campeonato Mundial, Anime, Banlist e etc). Então, se eu ficar de papo aqui, vou complicar mais ainda o assunto, então chega de metalinguagem e vamos em frente:
Capitulo 6 - Blackwing
"Blackwing", conhecido como "BlackFeather" na versão japonesa, é um arquétipo que consistem principalmente de monstros Dark Winged Beast-Type (exceto "Blackwing - Aurora the Northern Lights", que é um monstro Light), fazendo sua estréia em "Crimson Crisis", no Japão, durante o ano de 2008. No Anime Yu-Gi-Oh! 5Ds, eles são usados por Crow Hogan e Robert Pearson. Os monstros "Blackwing" geralmente tem uma aparência muito parecida com pássaros, mas parece ser mais humanoide no nível 4 pra acima.
Além disso, a maioria dos "Blackwing" possuem a cor preta na sua concepção visual, geralmente em suas penas, mas isso não é em todos os casos, temos ai, por exemplo, a "Blackwing - Breeze the Zephyr", que alias, é fêmea, não sendo a unica também. E são nomeados de acordo com os tipos de correntes de vento e do ar, e também faz referencia a nome de aves, exceto para a versão do mangá, que têm o nome de armas em seu lugar, mais em baixo no post, vocês verão um exemplo disso.
Eles são um deck com capacidade de swarming (seria algo como encher o campo de monstros, semelhante aos "Six Samurai") e velocidade bastante eficiente. Quando "Crimson Crisis" foi lançado, esse arquétipo era muito sem suporte - apenas cinco cartas "Blackwing" foram lançadas: "Gale the Whirlwind", "Sirocco the Dawn", "Bora the Spear","Armor Master" e "Raptor Wing Strike", e realmente, isso não quer dizer nada. Mais tarde, com o lançamento de "Raging Battle" e "Ancient Prophecy" o conjunto se tornou uma plataforma altamente de swarming, e poderoso, além do mais. A velocidade que deu ao swarm, permitiu a capacidade adicional de se fazer Synchro Summon com facilidade, e esta plataforma agarrou um lugar no Circuito da Shonen Jump, além de ser conhecido como um dos muitos Decks Meta poderosos; onde o deck ganhou o World Championship 2009 e permaneceu popular nos anos seguintes. Novos monstros "Blackwing" e suportes foram lançados em "The Shining Darkness" e "Starstrike Blast", dando-lhes estratégias alternativas. E é por isso que sempre temos que ficar atentos a arquétipos que lançam com pouco suportes, no futuro, eles podem se tornar grandiosos.
Anime - Crow Hogan
Crow Hogan é um dos amigos de infância Yusei Fudo e Jack Atlas na satélite, e mais tarde Signer, o segundo com a marca Cauda do Dragão. Ele também é o irmão adotivo de Yusei e Jack.
Semelhante à forma como Yusei age como Yugi, Crow age de forma semelhante ao Joey Wheeler (ambos são companheiros, e tem um papel mais cômico)
Uma coisa sobre ele são as marcas criminais em seu rosto. Ele foi marcado pelo menos duas vezes, ele só tinha o "M" de seu tempo com The Enforcers, e ele ganhou o ponto e marcas de olho depois de deixar a equipe.
Crow desempenha um Deck "Blackwing" que se concentra em swarming de campo o mais rápido possível com monstros "Blackwing" incluindo a Synchro Summon de "Blackwing Armor Master", "Blackwing - Silverwind the Ascendant", "Blackwing Armed Wing", ou seu dragão Signer, "Black-Winged Dragon". Crow é conhecido por ser muito astuto, devido a sua capacidade de adversários truque e sua capacidade de manter várias táticas na manga.
No mangá, Crow ainda usa o arquétipo "Blackwing". No entanto, os membros que ele usa, são diferentes das que ele usa no anime.
Muitos dos decks "Blackwing" são focados em swarm. Por isso, eles têm um estilo de jogo agressivo. Além disso, devido a essa capacidades, eles são bons para fazer Synchro Summon (Note que as cartas de seus trunfos são Synchro Monsters, pelo menos até então). Suas cartas de suporte contam com as suas capacidades de swarm, como "Delta Crow - Anti Reverse", que pode ser ativada a partir de quando você controla exatamente 3 "Blackwing" monstros. Algumas delas levam uma vantagem das habilidades de swarm dos "Blackwing" dando suporte, como "Black Whirlwind", que é a carta principal de procura de monstros Blackwing" do deck. Com a enorme quantidade de sinergia e cartas de suportes poderosas, "Blackwing" é um dos mais fáceis arquétipos para jogar. Este, juntamente com o seu poder em conjunto e a relativa natureza de baixo custo faz "Blackwing" um dos arquétipos mais poderosos do metagame atual.
"Blackwing - Kalut the Moon Shadow" recebe um papel importante dentro desse arquétipo, pois ele pode salvar muito Blackwings de destruição por batalha ou servir para destruir grande parte dos monstros existentes, pois seu efeito de descarte é semelhante ao de "Honest", aumentando o ataque dos Blackwings durante a Fase de Batalha. Isso combina perfeitamente com o nosso amigo "Shura", que necessita destruir monstros para ter seu efeito com sucesso. "Kalut" é sempre um elemento surpresa, que deixa seu oponente muita vezes irritado (risos).
A primária forma de draw utilizada em "Blackwing" é representado por "Allure of Darkness", "Pot of Duality", "Cards for Black Feathers" e "Upstart Goblin". Devido a esta miríade de escolhas e capacidade de executar muitos deles simultaneamente, não é surpreendente que "Blackwing" sejam conhecidos pela consistência impressionante. "Forbidden Lance" e "Safe Zone" podem fornecer proteção a monstros como "Blackwing Armor Master", sendo que "Lance" também pode auxiliar "Shura" em seus ataques, reduzindo ataque dos monstros do oponente.
Além disso, porque a maioria dos monstros "Blackwing" são DARK, Winged Beast, junto com "Allure of Darkness" para puxar cartas, você pode usar a "Icarus Attack" para destruir cartas. A par disso, muitos deck "Blackwing" também executar "Dark Armed Dragon" por sua capacidade de ser Special Summoned por ter monstros DARK no Cemitério. Outras duas cartas armadilhas que entram com bastante convicção nesse arquétipo é "Gozen Match" e "Rivalry of Warlords", pois quase todos os monstros "Blackwing" são do atributo DARK, como foi dito a cima, e Winged-Beast Type.
Sua caixa de ferramentas que lhe permite mudar seu estilo de jogo agressivo de ser, para passivo. O deck possui inúmeros jogos mentais, forçando os jogadores a fazer menos de sub-ótimas peças para jogar contra eles.
- Synchro Monsters e Exceed Monsters
Pela facilidade de se colocar monstros dentro de campo, "Blackwing" se torna uma grande opção viável de decks com o objetivo de se trazer Synchro Monsters, conseguindo fazer vários em um único duelo. O arquétipo possui quatro Synchro Monsters próprios, onde um deles é bastante atual dentro do jogo, são eles: "Blackwing Armed Wing", "Blackwing Armor Master", "Blackwing Silverwind the Ascendant" e o novo "Blackwing Glam the Shining Star". E para auxiliar o Summon desses monstros, o deck "Blackwing" tem em mãos uma grande quantidade de monstros Tuner também, que vai desde o nível 1 até o nível 6.
Um dos principais Tuner no deck é "Blackwing - Gale the Whirldwind", que além de entrar em campo com facilidade quando se tem outro "Blackwing" em controle, pode também reduzir os pontos de ataque dos monstros do oponente pela metade uma vez por turno. Temos "Blackwing - Blizzard the Far North", que faz Special Summon de um "Blackwing" nível 4 ou menos do cemitério pro campo, permitindo Synchro Summon. "Blackwing - Vayu the Emblem of Honor" ganha uma atenção nesse deck também, pois com ele é possível fazer Synchro Monster a partir do cemitério, combinando com várias cartas para possibilitar essa ação em jogo.
Dentro do Synchro Monsters em si, "Blackwing Armor Master" é visto como o melhor, pois ele é indestrutivel em batalha e quando batalha com um monstro mais fortes, não obtêm cálculo de dano, portanto, a única forma de se tirar ele de campo é usando efeito de cartas (não que isso seja difícil). O "Blackwing Armed Wing" é o segundo mais requisitado no deck, pois ele tem um ótimo efeito, ainda mais quando combinado com o efeito do "Blackwing - Sirocco the Dawn", atacando monstros em posição de defesa, fazendo assim um "ataque perfurante", que mesmo em defesa, o cálculo de dano é aceito. O "Blackwing Glam the Shining Star" é o mais recente deles, onde possui um efeito regular, podendo fazer um Special Summon de um "Blackwing" não Tuner de nível 4 ou menor da sua mão, mas negando seus efeitos. E por último, "Blackwing Silverwind the Ascendant", que é o mais difícil de se trazer em campo entre os quatro, possui um efeito regular, que lhe permite destruir dois monstros do oponente que tenham defesa menor do que o ataque dele, e também protege apenas uma vez, um "Blackwing" em campo que seria um alvo de destruição, seja qual tipo de destruição for. Uma vantagem no "Silverwind" é que ele é o melhor "Blackwing" em termos de ataque original, fazendo assim uma diferença.
Voltando a parte em que ainda tentamos trazer os Synchro Monsters a campo, encontramos além dos Tuners, monstros "Blackwing" com efeitos excelentes, como "Blackwing - Shura The Blue Flame", que quando destrói um monstro no campo, pode fazer Special Summon de um "Blackwing" com 1500 ou menos de ataque. "Blackwing - Bora the Spear" se chama em campo quando se tem outro "Blackwing", dando ataque "perfurante", assim como "Armed Wing", só que de forma inferior.
Além dos Synchro Monsters do próprio arquétipo, é extremamente importante uma boa seleção de outros monstros ao Extra Deck, como monstros pré-moldados pelos jogadores, como "Ally of Justice Catastor", "Black Rose Dragon", "Scrap Dragon", "Stardust Dragon" e etc, lembrando que deck "Blackwing" possui uma extrema facilidade em fazer Synchros de nível 6 e 7.
Se "Blackwing" faz Synchro Monster, não pode fazer Exceed Monsters (Xyz)? Claro que pode, e com êxito também, focando principalmente em Exceed rank 3 e 4, ganhando auxilo de "Maestroke the Symphony Djinn", "Number 39: Utopia", "Wind-Up Zenmaines", "Steelswarm Roach", "Number C39: Utopia Ray", entre outros. Podendo assim, servir de acordo com a necessidade do jogador. Atualmente saiu um Xyz, muito bom para a concepção dos "Blackwing", o nome dele é "Sylphine, the Sub Zero Siren".
Se "Blackwing" faz Synchro Monster, não pode fazer Exceed Monsters (Xyz)? Claro que pode, e com êxito também, focando principalmente em Exceed rank 3 e 4, ganhando auxilo de "Maestroke the Symphony Djinn", "Number 39: Utopia", "Wind-Up Zenmaines", "Steelswarm Roach", "Number C39: Utopia Ray", entre outros. Podendo assim, servir de acordo com a necessidade do jogador. Atualmente saiu um Xyz, muito bom para a concepção dos "Blackwing", o nome dele é "Sylphine, the Sub Zero Siren".
Banlist
Os "Blackwing" se encontram na Banlist também, afetando assim bastante a jogabilidade deles dentro do jogo, tendo sua principal carta de suporte, seu principal Tuner, cartas que são bastante importante, isso afetou muito a forma de jogar dos "Blackwing" com o passar do tempo, vejam só:
"Blackwing - Gale the Whirlwind" - Limitado ao uso de apenas 1.
"Black Whirlwind" - Limitado ao uso de apenas 1.
Deck List
Agora irei apresentar Deck Lists baseadas no nosso arquétipo da vez, e uma delas será uma Edição Especial que trago aqui para nós olharmos e analisarmos, confiram:
1ª - Blackwing "Puro"
Monster Cards (19):
3x - Blackwing - Blizzard the Far North
3x - Blackwing - Bora the Spear
1x - Blackwing - Breeze the Zephyr
1x - Blackwing - Gale the Whirlwind
3x - Blackwing - Kalut the Moon Shadow
3x - Blackwing - Shura the Blue Flame
2x - Blackwing - Sirocco the Dawn
1x - Dark Armed Dragon
2x - Effect Veiler (ou Maxx "C")
Spell Cards (11):
1x - Allure of Darkness
1x - Black Whirlwind
2x - Dark Eruption
1x - Dark Hole
2x - Forbidden Lance
1x - Heavy Storm
1x - Monster Reborn
2x - Mystical Space Typhoon
Trap Cards (10):
2x - Bottomless Trap Hole
2x - Icarus Attack
1x - Mirror Force
1x - Solemn Judgment
1x - Solemn Warning
1x - Starlight Road
2x - Torrential Tribute
Extra Deck:
1x - Ally of Justice Catastor
1x - Black Rose Dragon
2x - Blackwing Armed Wing
2x - Blackwing Armor Master
1x - Gaia Knight, the Force of Earth
1x - Scrap Dragon
1x - Stardust Dragon
1x - Maestroke the Symphony Djinn
1x - Number 17: Leviathan Dragon
1x - Number 39: Utopia
1x - Steelswarm Roach
1x - Sylphine, the Sub Zero Siren
1x - Wind-Up Zenmaines
Estratégia:
Bom, inicialmente, o foco do Deck é abusar do Extra Deck, trazendo a campo diversas opções de monstros, e utilizaremos para isso, monstros "Blackwing" que possibilitam facilmente essa ideia. "Blackwing" em si, é um arquétipo que possui um grande arsenal de monstros, mas infelizmente, nem todos são uteis a uma estratégia que convenhamos que tenha que ser rápida, por isso esse Deck seleciona os melhores "Blackwing" para isso.
Grande parte do que irei expor aqui, já foi demonstrado em trechos mais acima, mas irei repetir novamente. Os "Blackwing" selecionados são: "Blizzard", "Bora", "Breeze", "Gale", "Kalut", "Shura" e "Sirocco". Esses são os que farão a diferença.
Digamos que o monstro principal do Main Deck, seja o "Shura", pois ele facilita rapidamente e vinda de Tuners do Deck, para Synchro Summon futuros, e para isso, basta apenas destruir um monstro de seu oponente por batalha com seus 1800, até que não é algo tão difícil. Caso contrário, entramos com a ajuda de outro "Blackwing", o "Kalut", que potencializa o ataque de um outro "Blackwing" em acréscimos de 1400 a mais de ataque.
"Bora" é um dos "Blackwing" considerados mais rápidos no game, pois ele entra facilmente a campo por seu efeito de Special Summon, e diante disso, ele nos abre grande chance de fazer Synchro e Xyz Summon, sem contar que "Bora" pode ser um monstro bastante chato para seu oponente, quando o Deck dele se trata de monstros que ficam em posição de Defesa ou Setados. Além disso, ele tem uma rápida combinação com "Sirocco", para se encarregar de altos danos em seu oponente.
"Breeze" serve como uma "substituição" a ausência do uso máximo de "Gale", pois ela seria um monstro lento em certa parte, mas que pode vir a calhar de alguma forma, podendo transforma-lá até mesmo em um monstro com dinâmica rápida que o Deck exige. E isso se dá, pelo fato de ela ir simplificadamente ao campo, usando seu efeito quando ela é adicionada do Deck para mão, por um efeito de uma carta, isso inclui por Draw ou por Search. O lado ruim dela, é que ela não pode ser usada para Synchro Summon de outros monstros, a não ser um monstro "Blackwing" Synchro, e essa condição não é um efeito em si, portanto, não pode ser negado, mas por outro lado, ela pode ser usada como Material de Xyz Summon a vontade.
"Gale", não chega a ser a principal carta do Deck, mas podemos denomina-lo como a estrela do time, pois além de ser um monstro rápido, fazendo Synchro e Xyz facilmente, ele tem um efeito muito estressante ao seu oponente, pois corta o ataque de um monstro selecionado pela metade, e isso deixa monstros poderosos parecendo "filhotes indefesos" prontos para ser facilmente "devorados". Imaginamos ai uma lista enorme de monstros poderosos que temem esse passarinho (risos).
Sabem os famosos "Wind-Up Rat" e "Enthusiastic Beast Wolfberk"? Então caros leitores, os "Blackwing" possuem um monstro que trabalha com uma mecânica muito parecida, poderíamos dizer até mesmo, que esse "Blackwing" foi uma das inspirações bem sucedidas para o surgimento desses monstros, além do "Debris Dragon" também, e esse monstro é o "Blizzard", pois ele traz um "Blackwing" de Level 4 ou menos do Graveyard ao campo. O lado ruim dele, é que não pode ser Special Summon ao campo.
E por ultimo, "Sirocco", que serve como um "Beater" (como diz nosso amigo Elepz, na qual também creio que goste bastante desse monstro), destruindo monstro incômodos como "Thunder King Rai-Oh" e "Steelswarm Roach" , facilmente, e tendo até uma possível estratégia de OTK, caso unifique seu ataque a pelo menos "Blackwing" com alto ataque, pelo seu efeito. Uma outra estratégia e utilidade dele, falarei mais a seguir.
Bom, terminei a parte que fala sobre os monstros "Blackwing", agora irei explicar o motivo de outros monstros, e as mágicas e armadilhas.
Inicialmente, temos "Dark Armed Dragon", que ele é quase um monstro "Staple" em Decks com temática DARK, portanto, como o Deck é 90% isso, "Dark Armed Dragon" entra sem controvérsia nenhuma. Sendo ele, um dos monstros que te auxiliaram a dar um OTK.
"Effect Veiler" ou "Maxx "C"", são cartas que inicialmente servem para atrapalhar seu oponente, parando jogadas, só que uma para veridicamente e a outra não, sendo apenas "psicológico" como diz certas pessoas. E além disso, "Effect Veiler" te possibilita fazer Synchro Summon nesse Deck, e "Maxx "C"" te dá Draw Power.
Partindo agora para as Spells, não irei falar sobre algumas meio óbvias, logicamente. Então, primeiramente, temos "Black Whirlwind", essa carta é outra que foi mirada pelo olhar da Banlist, e isso fez com que o Deck perdesse bastante potencial, pois ela é uma carta que da um belíssimo Search Power. Falarei mais a seguir.
Forbidden Lance, entra nesse Deck, com vários intuitos, um deles é facilitar o uso do efeito do nosso monstro principal, que é o "Shura", assim podemos diminuir ataque de monstros do nosso oponente, como também proteger o "Shura" em seus ataques. Outro motivo, seria para proteger o nosso poderoso "Armor Master", o Synchro mais cobiçado do arquétipo, deixando-o quase virtualmente invencível na rodada que ela foi ativa.
E por fim, Dark Eruption, que é uma carta que recicla monstros de 1500 ou menos, do atributo Dark, do Cemitério para a mão. Isso quer dizer que você pode recuperar um "Gale", "Kalut", "Breeze" ou "Blizzard", que são cartas altamente importantes.
Agora a única Trap que irei explicar, é a Icarus Attack, que funciona perfeitamente com o Deck, pois 90% (não calculei exatamente, não venha falar nada Raykk, mas estou usando isso como forma de falar) do Deck, assim como Dark, são Winged-Beast, e você pode usar "Icarus Attack" com Blackwing setados, facilitando mais ainda o processo, e removendo duas cartas do campo, que logicamente será duas cartas do seu oponente.
Acho que sobre o Extra Deck, na parte de jogabilidade, fala bastante coisas sobre isso, então não vou ficar repetindo mais vezes. Então vamos a próxima Deck List.
2ª - Vayu Turbo
Monster Cards (20):
2x - Armageddon Knight
1x - Blackwing - Gale the Whirlwind
2x - Blackwing - Kalut the Moon Shadow
2x - Blackwing - Shura the Blue Flame
3x - Blackwing - Sirocco the Dawn
3x - Blackwing - Vayu the Emblem of Honor
2x - Card Trooper
1x - Dark Armed Dragon
3x - Dark Grepher
1x - The Dark Creator
Spell Cards (11):
1x - Allure of Darkness
1x - Black Whirlwind
1x - Burial From a Different Dimension
1x - Dark Hole
1x - Foolish Burial
1x - Heavy Storm
1x - Monster Reborn
2x - Mystical Space Typhoon
1x - One For One
Trap Cards (9):
1x - Deck Devastation Virus
2x - Icarus Attack
1x - Return From the Different Dimension
1x - Solemn Judgment
1x - Solemn Warning
1x - Starlight Road
2x - Torrential Tribute
Extra Deck:
1x - Ally of Justice Catastor
1x - Black Rose Dragon
3x - Blackwing Armed Wing
2x - Blackwing Armor Master
1x - Stardust Dragon
1x - Blade Armor Ninja
1x - Constellar Ptolemy M7
1x - Diamond Dire Wolf
1x - Maestroke the Symphony Djinn
1x - Photon Papilloperative
1x - Photon Strike Bounzer
1x - Wind-Up Zenmaines
Estratégia:
Notamos facilmente ao olhar para esse Deck, que muita coisa mudou com relação ao primeiro Deck, e realmente mudou bastante. Dessa vez, o monstro principal é o nosso queridinho "Vayu the Emblem of Honor", junto de seu irmão "Blackwing - Sirocco the Dawn", ambos tem uma grande sinergia quando se encontram dentro do Cemitério, pois fazem Special Summon de monstros "Blackwing" do Extra Deck a partir do Graveyard (não todos, temos o "Gram" como exceção), e é aqui que começamos nossa brincadeira.
Se o objetivo é coloca-los no Grave, então teremos uma vasta gama de opções de cartas para fazer essa teoria entrar em prática, e essa cartas baseadas em monstros são "Armageddon Knight", "Dark Grepher" e "Card Trooper". "Armageddon Knight" é a "Foolish Burial" viva para monstros do atributo Dark e "Dark Grepher" é o melhor na condição desse Deck, porque ele pode enviar até 3 monstros para o Graveyard, sendo dois deles, dá própria mão.
"Card Trooper" é o mais baseado em sorte nesse quesito, mas não deixa nenhum pouco de ser ótimo, além de poder bater em monstros com ataque bons, de 1700 a 1900 por exemplo, e fazendo um Draw, caso seja destruído, que se torna algo excelente.
Além desses monstros, encontramos monstros "Blackwing" além dos dois citados acima, que são "Shura", "Gale" e "Vayu" que não são lá o grande foco do Deck, mas dão um suporte interessante, na qual já foi dita várias vezes o que esses monstros são capazes de fazer, então nem irei perder mais linhas e linhas de texto a respeito disso.
Pulando o "Dark Armed Dragon", vamos ao outro "Boss" do Deck, que é "The Dark Creator", que digamos ser um monstro muito perfeito a esse tipo de Deck, já que ele entra facilmente pelo fato do Deck conseguir colocar bastante monstros Dark no Grave. Tendo um ótimo efeito de Special Summonado um monstro Dark do Grave, traduzindo, quase todos os monstros do Deck podem ser invocados por esse monstro (tirando ai o "Card Trooper" e o "Dark Armed Dragon").
Agora partindo para as Spell Cards, encontramos três cartas que não encontramos na plataforma anterior, que são "Burial From a Different Dimension", "Foolish Burial" e "One For One". Bom, primeiramente, "Foolish Burial" é um jeito simples de você colocar qualquer monstro no Graveyard facilmente, sem complicações. Depois "One For One" ajuda a colocar o "Vayu" em campo, assim mandando uma carta da mão para o Cemitério, e caso já tenha um "Sirocco" no campo, é o que chamamos de "Oba Oba" (risos) . E por ultimo, a "Burial From a Different Dimension" que uma carta que permite retornar seus "Vayu" e "Sirocco" banidos, entre outros, para fazer mais Special Summon ainda, legal, né?.
Nas Trap Cards, encontramos "Deck Devastation Virus" de inicio, que é uma carta muito fora de série, podendo prejudicar seu oponente radicalmente, mas ai você me pergunta: "Tia Up!, então porque só uma?" Simples, porque ela não afeta todo e qualquer Deck, ela afeta uma parcela de Decks, então contra esses Decks que não são afetados, ela se torna obsoleta e descartável, então uma está de bom tamanho.
E para finalizar, "Return From the Different Dimension" (nome grande) que é uma carta, que tem quase a mesma função que "Burial From ...", só que dessa vez, ela traz todos os monstros banidos, que forem possíveis ao campo, traduzindo em "Oba Oba" (risos).
Agora vamos a Deck List surpresa do Post.
3ª - Blackwing (Yu-Gi-Oh! World Championship 2009)
1x - Dark Armed Dragon
3x - Blackwing – Sirocco the Dawn
3x - Blackwing – Shura the Blue Flame
3x- Blackwing – Bora the Spear
3x - Blackwing – Kalut the Moon Shadow
3x - Blackwing – Gale the Whirlwind
1x - Blackwing – Blizzard the Far North
Spell Cards (11):
1x - Heavy Storm
1x - Mystical Space Typhoon
1x - Giant Trunade
1x - Mind Control
1x - Brain Control
1x - Monster Reborn
2x - Allure of Darkness
3x - Black Whirlwind
Trap Cards (13):
1x - Mirror Force
1x - Torrential Tribute
1x - Trap Dustshoot
2x - Compulsory Evacuation Device
2x - Bottomless Trap Hole
3x - Icarus Attack
3x - Solemn Judgment
Side Deck:
1x - Torrential Tribute
1x - Trap Dustshoot
2x - Compulsory Evacuation Device
2x - Bottomless Trap Hole
3x - Icarus Attack
3x - Solemn Judgment
Side Deck:
2x - D.D Crow
2x - Light-Imprisoning Mirror
2x - Royal Oppression
2x - Rivalry of Warlords
2x - Delta Crow – Anti Reverse
2x - Mirror of Oaths
2x - Threatening Road
1x - Deck Devastation Virus
Extra Deck:
1x - Sea Dragon Lord Gishilnodon
1x - Magical Android
1x - Goyo Guardian
1x - Blackwing Armed Wing
1x - Arcanite Magician
2x - Black Rose Dragon
2x - Blackwing Armor Master
2x - Dark Strike Fighter
1x - Stardust Dragon
1x - Thought Ruler Archfiend
1x - Colossal Fighter
1x - Red Dragon Archfiend
Análise:
No ano de 2009, "Blackwing" chega como grande potência, na época o Metagame era dominado por Decks como "Gladiator Beast", "Synchro Cat", "Lightsworn", e até mesmo o "Tele Dad" (que foi afetado no inicio do ano, em Março pela Banlist). Nesse ano, digamos que a grande força, era o "Synchro Cat", que conseguia fazer vários Synchros por turno dando OTKs e FTKs facilmente.
Ai chegamos ao Mundial, onde certas regras foram utilizadas, seguindo certos padrões, daquela coisa de "OCG x TCG" e se não me engano, um dos dois formatos foi privilegiado, e isso enfraqueceu bastante probabilidade dos "Synchro Cat" de vencer, pois o Deck estava mais pra um formato do que no outro, algo assim. O Deck mais equilibrado até então para essa competição era os "Gladiator Beast" e os "Blackwing", que estavam 100% fortes nesse entorno.
E então, nesse torneio cheio de "Gladiator Beast", "Blackwing" e "Synchro Cat", "Blackwing" levou a melhor, com o jogador Benjamin Tan Hong Hwee de Singapura. Mostrando assim, a total força que "Blackwing" tinha no momento.
Mas o que faz esse Deck tão forte assim? Vamos a análise do Deck:
Inicialmente, eu vou dar um foco em uma carta, que é a carta que faz muita, mas muita diferença, o nome dela é "Black Whirlwind". Mas porque essa? Simples, coloque dois ou três dela no campo, e logo em seguida, faça um Normal Summon de um "Shura" ou de um "Sirocco", e depois imagine o que acontece, dentro desse contexto com três "Gale" e "Kalut" (que até pouco tempo não se podia usar três).
E sendo que o "Gale" era uma carta chata e bem apelona, sem ter cópia dele na mão, o Deck não ia adiante, e era isso que a "Black Whirlwind" fornecia ao Deck, a possibilidade de buscar esses monstros para fazer swarm no campo.
Mas espera, só essa carta? Não, obviamente, além de Search Power enorme, o Deck também possuía um Draw Power ótimo com as duas "Allure of Darkness" que fazia sua probabilidade de ter as "Black Whirlwind" em mãos, maior ainda.
Mas não é só isso, "Gale" era uma carta chave, além de ser facilmente buscado pela Spell, ele era facilmente Special Summon, e cortava o ataque dos monstros do oponente, uma "Shriek" viva, e essa nem é a pior parte, ele trazia a campo, por Synchro Summon, um dos piores monstros Synchro que já existiu, "Dark Strike Fighter"!!! O mesmo que os "Synchro Cat" amavam. Mas não existia só ele de apelo no momento, tínhamos também o "Goyo Guardian"!!! Além de Synchros mais generosos, como o próprio "Blackwing Armor Master".
Mas espera ai, estamos esquecendo também que pode-se usar três, TRÊS "Solemn Judgment". Então que vença quem começar primeiro (risos). Eita, esqueci, temos "Giant Trunade" e "Heavy Storm" juntas na parada (espanto), isso quer dizer que usar um "Giant Trunade", sem levar "Solemn Judgment", e logo em seguida, invocar dois "Dark Strike Fighter" pelo menos, atacar e não levar um "Gorz", é praticamente um FTK/OTK, tenso demais. E usar uma "Solemn Judgment" não é algo 100% seguro, pois ainda sim, você pode estar ajudando o oponente a te dar um OTK, com pelo menos um "Dark Strike Fighter". E depois me perguntam porque esse monstro foi banido (risos).
Bom, em tese as cartas que fazer esse Deck tão poderoso no momento, são essas que eu mencionei aqui, é claro que temos cartas como "Brain Control" junto com "Mind Control", que também é algo totalmente tenso, mas não é essas cartas que faz o grande estrago, ajudam até, mas não são essas. São as que eu disse anteriormente.
Acho que já está bom de analise sobre isso, o que eu não falei, já é meio óbvio e perceptível então vamos dar continuidade as outras partes do Post.
Obs: Notamos algumas cartas fora de série no Side Deck, mas resolvi não dar foco nelas, e sim no que a base principal do Deck faz em si, já que grande parte do Side Deck, são cartas de contenção aos Decks rivais da época, que foram mencionados bem no inicio dessa análise.
Fraqueza
Um deck "Blackwing" contêm uma facilidade de se fazer swarm, como foi dito mais de uma vez, entretanto possui uma grande fraqueza contra cartas de destruição em massa, como Torrential Tribute, Dark Hole, Mirror Force, entre outras. Outra vulnerabilidade encontrada neles, é a decaida contra cartas que iniciam em vantagem contra monstros do tipo DARK, tendo como uma das principais cartas, "Shadow-Imprisoning Mirror", "Consacrated Light", entre outras. Para que o swarm aconteça, é de extrema importância que um monstro "Blackwing" se inicie em campo, portanto cartas que negam Summon, ou que ativam logo após Summon, destruindo ou banindo, prejudicam bastante a jogabilidade do arquétipo, cartas essas são: Solemn Warning, Solemn Judgment, Trap Hole, Bottomless Trap Hole, entre outras mais.
Trivia - Porque não?
Sabemos que "Blackwing" são monstros que vieram do Anime, tal e tal, e além do Anime, tempos depois o Mangá do Yu-Gi-Oh! 5Ds, também surgiu, e com ele, os "Blackwing" estavam lá. Mas tem um porém, nem todos os "Blackwing" que são demonstrados no Anime e no Mangá foram lançados no Card Game. Então eu vou mostrar a vocês, alguns, não todos, desses "Blackwing" que poderiam muito bem estar no Card Game para fortalecer o arquétipo, vamos lá:
- Blackwing - Kris the Crack of Dawn (Mangá)
Winged Beast/Effect - Dark - Level 4 - Atk 1900/ Def 300
Efeito:
Special Summon from your hand when a Blackwing is in play. Cannot be destroyed by Spells or Traps.
Special Summon dá sua mão quando um Blackwing está em jogo. Não pode ser destruído por Spell ou Trap Cards.
Esse seria assim, um "Blackwing" super ótimo, ajudaria o arquétipo incrivelmente, dando um pouco mais de consistência a sua vulnerabilidade, pois tem dois ótimos efeitos. Escapando de cartas como "Torrential Tribute", "Bottomless Trap Hole" e "Mirror Force", por exemplo. E também tem um ótimo ataque. Porque esse monstro não?
- Blackwing - Sharnga the Waning Moon (Mangá)
Winged Beast/Tuner/Effect - Dark - Level 2 - Atk 500/ Def 500
Efeito:
Special Summon from your hand when there is a monster with an ATK of 2000 or more on your opponent's field.
Special Summon dá sua mão quando tem um monstro com 2000 de Ataque ou mais no campo de seu oponente.
Ah, espera ai gente, esse "Blackwing" não chega a ser tão fora de série, daria para implementa-lo tranquilamente, já que não seria todo e qualquer Deck "Blackwing" que usaria ele, mas não deixa de ser um suporte interessante. visto que ele é um Tuner. Além do mais, ele é o "Blackwing" dá família que usar arco e flecha. Porque não?
- Blackwing - Pinaka the Waxing Moon (Mangá)
Winged Beast/Tuner/Effect - Dark - Level 3 - Atk 1200/ Def 1000
Efeito:
When this card is destroyed, you may add any Blackwings in the Graveyard to your hand.
Quando está carta é destruída, você deve adicionar qualquer Blackwings no seu Cemitério para a sua mão.
Este "Blackwing", do mesmo jeito que ele pode ser razoável ele pode ser muito bom, porque pelo menos nessa versão, ele adiciona uma quantidade qualquer de "Blackwing" no Graveyard para a mão, traduzindo, é uma reciclagem absurda, podendo recuperar os Synchros, e mirar até mesmo nele próprio. E não especifica o meio pela qual ele é destruído, sendo melhor ainda. Outro que usa arco e flecha. Porque não?
- Blackwing - Hurricane the Tornado (Anime)
Winged Beast/Tuner/Effect - Dark - Level 1 - Atk 0/ Def 0
Efeito:
When this card is Summoned, select 1 face-up Synchro Monster on the field. This card's ATK becomes the same as the selected monster's.
Quando está carta é Summonada, selecione 1 Monstro Synchro virado para cima no campo. O ataque desta carta passa a ser o mesmo do monstro selecionado.
Poxa, essa carta pode copiar o ataque de qualquer Synchro no campo, isso além de incluir o seus, inclui o do oponente, seria ótimo para aquelas tentativa de OTK e tal, ou então, um meio de se livrar de um Synchro chato no campo do oponente, como "Legendary Six Samurai Shi En", "Naturia Beast", "Stardust Dragon" "Shooting Quasar Dragon" e etc. É uma carta interessante. Porque não?
- Blackwing - Nothung the Starlight (Mangá)
Winged Beast/Synchro/Effect - Dark - Level 6 - Atk 2400/ Def 1600
Efeito:
1 "Blackwing" Tuner + 1 or more non-Tuner monsters
If this monster is Special Summoned from the Graveyard, inflict 800 damage to your opponent and decrease the ATK of 1 face-up monster by 800.
Se este monstro é Special Summonado do seu Cemitério, inflija 800 de dano no seu oponente e diminua o ATK de um monstro virado para cima em 800.
Efeito interessante até certo ponto, ele tem que ir para o Cemitério no caso, para assim ser Summon de lá, e ter um efeito que seja aproveitado. É um Synchro a mais por arquétipo, um Level legal, podendo ser facilmente colocado em campo, e além disso, um parceiro para o "Vayu" em certos momentos. Se seu efeito for ativo, pode chega até mesmo a ajudar o "Shura". Porque não?
Winged Beast/Synchro/Effect - Dark - Level 7 - Atk 2600/ Def 2000
Efeito:
1 "Blackwing" Tuner monster + 1 or more "Blackwing" non-Tuner monsters
Once per turn: You can target 1 Level 5 or higher "Blackwing" monster in your Graveyard; Special Summon that target. When this card is targeted for an attack: You can change the target to another face-up "Blackwing" monster you control, instead.
Uma vez por turno: Você pode selecionar 1 monstro "Blackwing" Level 5 ou mais no seu Cemitério; Special Summon o selecionado. Quando está carta é selecionada para um ataque: Você pode mudar a seleção para outro monstro "Blackwing" virado para cima que você controla, em vez desse.
O primeiro efeito combina perfeitamente com o "Armor Master" e o "Sirocco", trazendo eles de volta, podendo ser um grande prejuízo ao oponente. O segundo efeito, lembra a de um outro Synchro muito famoso por ai, o "Shi En", que é um dos efeitos que tornam o mesmo, bem complicado de se livrar. E pode combinar com Blackwing como o "Gladius" (alias, "Gladius" veio do Mangá, e é um ótimo "Blackwing"), "Armor Master" e até mesmo "Sharnga". Porque não?
- Black Sonic (Anime)
Normal Trap Card
Efeito:
Activate only when an opponent's monster declares an attack while you control a face-up "Blackwing" monster. Remove from play all Attack Position monsters your opponent controls.
Ative apenas quando um monstro do seu oponente declara um ataque enquanto você controla um monstro "Blackwing" virado para cima. Remova do jogo todos os monstros virados para cima em Posição de Ataque que seu oponente controla.
Pra quem sempre quis ter uma Mirror Force, só que ao em vez de destruir, ela remover, pois bem, ela existe, só que é uma carta exclusiva para "Blackwing" e que só existe no Anime. Nem preciso falar muita coisa, essa carta seria fora de série, "Blackwing" ia ter um ótimo suporte. Porque não?
- Black Wing (Anime)
Normal Trap Card
Efeito:
Activate only when an opponent's monster with 2000 or more ATK declares an attack. Remove from play 1 "Blackwing" monster from your Graveyard to negate the attack. During either player's turn, if this card and 1 other "Black Wing" are in your Graveyard, you can remove them from play to select 1 face-up monster your opponent controls. (You can activate this effect during the Battle Phase.) Destroy that monster, and inflict damage to your opponent equal to the ATK of the opponent's destroyed monster.
Ative apenas quando um monstro do seu oponente de 2000 ou mais de ATK declara um ataque. Remova do jogo um monstro "Blackwing" do seu Cemitério para negar o ataque. Durante os turnos de ambos os jogadores, se está carta e 1 outro "Black Wing" está em seu Cemitério, você remover ambas do jogo para selecionar 1 monstro virado para cima que seu oponente controla. (Você pode ativar o efeito dessa carta durante a Battle Phase.) Destrua o monstro, e inflija dano para seu oponente ao ATK do monstro do oponente destruído.
É uma carta com mais de uma função, a primária nem chega a ser interessante, e sim a secundário sim, já que seria uma ótima carta para "Blackwing" que mexem com Graveyard, como o "Vayu Turbo", "Lightsworn"/"Blackwing" e afins. Porque não?
- Blackwing Delta Union (Mangá)
Normal Trap Card
Efeito:
Special Summon all "Blackwing" monsters destroyed this turn. After that, equip 1 "Blackwing" monster you control with all other "Blackwing" monsters you control; it gains 500 ATK for each "Blackwing" monster equipped.
Special Summon todos os monstros "Blackwing" destruídos este turno. Depois disso, equipe 1 monstro "Blackwing" que você controla com todos os outros monstros "Blackwing" que você controla; Ele ganha 500 de ATK para cada monstro "Blackwing" equipado.
Essa carta eu não gostei muito não, ao vermos ela parece ser interessante, mas se analisarmos melhor, ela não é tão útil, visto que ela só traz "Blackwing" destruídos no turno, isso mesmo, no turno, e tem que ser destruídos não podem ser tributados, descartados e tal. Depois ela equipa todos eles em um só, sendo que esse um, pode levar alguma carta de contenção e ferrar tudo. Enfim, nem é tão favorável, mas não deixa de ser um suporte a mais. Porque não?
- Black Cyclone (Mangá)
Normal Spell Card
Efeito:
Becomes a Quick-Play Spell when one or more Blackwing Tamers are in play. Negate the activation of one Spell or Trap Card, and destroy it.
Torna-se uma Spell Quick Play quando um ou mais "Blackwing Tamers" está em jogo. Negue a ativação de uma Spell ou Trap Card, e destrua-a.
Uma carta com uma condição bem estranha, que provavelmente mudaria para algo do tipo que só pode ser ativa caso contenha um Blackwing Tamers, se viesse ao Card Game, mas enfim, o efeito dela é excelente, quando combinada com o Hawk Joe, por exemplo. Porque não?
PS: Blackwing Tamer, é um sub-arquétipo de "Blackwing" que surgiram especificamente no Mangá, até hoje, só se relata a existencia de apenas um monstro, mas hipóteses de surgimento de outros mais a frente no Mangá é de grande chance.
PS 2: Especulasse que talvez a Konami possa trazer alguns desses "Blackwing", principalmente "Hawk Joe", junto com a versão de "Black-Winged Dragon" do Mangá.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gostaria de agradecer imensamente a minha grande amiga, ! MoonlighT ~Nanda, já que uma bela parte do post, foi ela que me forneceu o conteúdo , de um antigo Post dela, de um Blog que eventualmente faliu ou fechou, sei lá, mas enfim, por consequência, o post dela iria ser perdido, então ela me passou para que eu desse continuidade. Muito obrigada Nanda, beijos.
Agora eu sinceramente, gostaria de ver bastante comentários sobre esse post, pelo menos que as pessoas falassem sobre as cartas do Mangá/Anime, ou então sobre o Deck do Mundial de 2009 e etc. Me deixaria muito contente. Mas enfim, não estou exigindo nada, só é um desejo meu.
Qualquer coisa, dúvida, erro, sugestão, dica, só falar gente. Então vou indo nessa, encerrando mais um post dá série, e antes de encerrar mesmo, digo que futuramente, eu acho que estarei abrindo um torneio baseado na série Archetypes, então aguardem para mais informações. E leiam os outros posts. Muito obrigada, agradeço pela sua paciência, sua atenção, beijos e abraços e tchau tchau. o/
Exelente post Nathália, eu sempre tive uma pequena dificuldade em usar Blackwing, devido a grande quantidade de monstros. Enfim, gostaria de não só parabenizar mais também de agradecer pelo post e por toda a série e.e
ResponderExcluirEnquanto as cartas do Manga eu gostei de todas em especial o "Hawk Joe", pois, trazendo o "Armor Master' pode possibiltar uma xyz summon de um monstro de rank 7 como Big Eye ^^
Realmente, "Blackwing" tem diversos monstros, e isso complica na hora de fazer uma seleção dos melhores. E é verdade também o fato sobre "Hawk Joe", Big Eye iria aparecer mais uma vez.
ExcluirAh, já ia me esquecendo, muitíssimo obrigada pela leitura.
ExcluirComo o yuno disse, foi um post de primeira qualidade, conseguiu expor cada detalhe desse maravilhoso arquetipo, parabens o/
ResponderExcluirSobre as cartas do manga, o Crack of Dawn e o Hawk of Joe seriam um reforço e tanto para os Blackwing. Vale lembrar que o dragão signatario referente aos Blackwing no manga não teve seu efeito revelado ainda 'O'
quem sabe não vem algo bom por ae né?
E mais uma vez parabens xD
P.S: Entendi pq o Dark Striker fighter foi banido e.e
Esses "Blackwing" elevariam o conceitos deles, deixando eles extremamente fortes, mas nada fora do comum, mas equilibraria eles ao Metagame de hoje, creio eu. Muito obrigada pela leitura. o/
Excluirpoxa nath você falou de varias variantes de decks , mas esqueceu a mais aloprada de todas , que curiosamente partiu de um dos próprios decks que você colocou.
ResponderExcluirvocê esqueceu de falar do vayo opression , que surgiu apos aquela ycs de 2009 ali , onde as pessoas perceberam o royal opression no side do manolo, criando um dos lock deck MAIS chatos do jogo.
e então depois disso, uma série de opression decks foram criados, deixando o jogo beeeeeeeeeeeeeeeeem monótono .-.
mas tirando isso o post ta massa nath o/
sobre os blackwings do mangá, bem eu acho que a konami poderia muito bem lança-los agora, já que seria um ótimo reforço pro deck revivendo-o assim. mas como a konami esta interessada em "upar" os outros atributos ,talvez eles não apareçam tão cedo. quem sabe no booter que vem depois do judment of the light eles não voltei a lançar suporte pra dark
Conheço essa variante de "Blackwing", só que eu trouxe aquele BW de 2009, pelo fato de ter levado o Mundial do mesmo ano, mas realmente "Vayu" com "Oppression" era muito complicado, talvez, poderemos expor esse Deck aqui no Blog, em um post a parte, mas enfim.
ExcluirRealmente, eu acho que pelo menos um ou dois, tem grande chance de serem integrados ao Card Game, mas vamos esperar. Muito obrigada pela leitura. o/
Ótimo post =D
ResponderExcluirMuito obrigada pela leitura. xD
Excluiré zica cara, boa
ResponderExcluirMuito obrigada pela leitura.
ExcluirWow bela época de Trunade, Heavy e 3 Solemn's Judgment, faz lembrar dos velhos tempos kkkkkkkk
ResponderExcluirPessoalmente, acho que se algumas destas cartas do mangá viessem para o card game metade de 2009 seria de blackwing... Querendo ou não, ele já é um deck bem consistente, até demais na verdade. Foi bem interessante mostra-las já que o manga/desenho sempre possuem cartas ridiculamente absurdas... Onde já se viu uma reciclagem infinita de monstros para a mão num deck swarm? o.O Isso pode ser desde um +1 até um + 15 .-.
Isto mostra claramente que se for pra fazer o principal vencer um duelo perdido, até cartas sem sentido serão criadas para fechar o clímax... E ainda me perguntam porque não assisto o desenho .-.
Ah sim, quanto às entidades relativas aos ventos, gostaria de dizer que isso é bem interessante e até vale de pesquisa para os interessados. Consegui uma nota bem alta num trabalho de geografia física dos ventos com isso... kkkkk
Para finalizar, ótimo post. Ansioso pelo próximo ;)
Acho que no período em que estamos, alguns desses Blackwing do Mangá, não fariam mal alguns, talvez na época em que eles eram Tier 1, seria um monopólio, mas assim, hoje nem tanto.
ExcluirJá sobre as correntes de vento e ar, eu preferi não ir muita atrás, porque seria complicado pra mim, e atrasaria mais o post. Claro que se eu colocasse, o post seria bem mais completo e interessante, mas enfim, podemos falar dessa relação mais pra frente.
Muito obrigada pela leitura. o/
Mas é meio que insensato lançar cartas mostradas ao público de 4 anos atrás hoje... Com certeza tem coisa melhor para lançar nos packs. Talvez lance sim novos, porém com certeza serão distintos desses do manga e provavelmente focados em XYZ swarm.
ExcluirMuito interessante,sério,da até uma ajudinha a mais pro meu deck XD. Aliás, parabéns pelo post, muito bem feito, e essas cartas do mangá?Tem alguma coisa falando quando elas vão ser lançadas?Encaixariam muito bem mesmo. Gostei da ideia do Blackwing Tamer,tudo combaria certinho com BW.
ResponderExcluirSó pensando que com 3 Gale e 3 Kalut dava até pra dominar o mundo,quando mais ser um mero campeão,HUASHASHUASHU.Pena que ainda não jogava nessa época Y-Y. Hey,cartas do mangá,vem fazer uma visitinha vem :3
Não tem nada por enquanto falando que elas serão lançadas, mas no Mangá, recentemente, surgiram boatos de lançarem mais alguns Blackwings, assim como o Gladius e Damascus, mas então, temos que esperar, não digo que isso aconteça em curto prazo, e sim em um longo prazo, infelizmente. Muito obrigada pela leitura e continue acompanhando o Blog. :D
Excluirvish... parabéns, post muito bom msm, eu amo blackwing e ate tenho um deck original deles u.u, bem que a konami poderia deixar 2 ou 3 black whirlwind no deck... pq pode ter tres wind up factory entao? querem comparar Black Whirlwind com Gatway of the six e limitar tudo... konami vadia!! hehe mais otimo post msm NOTA: 1,000,000,000
ResponderExcluirQue bom que tenha gostado, realmente, o fato da Factory ter escapado, foi uma surpresa, ainda mais por ela ser semelhante a essas cartas que você menciono, Gateway of the Six e Black Whirlwind, ambas estão limitadas, mas creio que se tivessem afetado a Factory juntas a aquelas presentes na Banlist, o deck morreria de vez.
ExcluirMuito obrigada pelo seu carinho e atenção ao nosso post, agradecemos de coração, e gostaria que você continuasse acompanhando o nosso Blog. o/