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quarta-feira, 24 de julho de 2013

Ideias para Decks: Macrosworn

Hello Everybody, tudo bem? Então, depois da minha postagem anterior, acho que deu até repercussão e ganhei alguns elogios, agradeço imensuravelmente a todos, gostei bastante, e hoje irei fazer minha segunda postagem sobre o Ideias para Decks. Eu estava pensando em colocar um outro Deck, só que eu tenho uma noticia bem ruim, triste e desagradavel para dar no final dessa postagem (pelo menos para alguns), então para esse, eu irei deixar um Deck que ao longo desse meu percurso gerou uma certa curiosidade nas pessoas que convivem comigo, até mesmo uma certa dúvida se funcionava ou não, hoje irei falar sobre meu Deck Macrosworn, onde sou uma amante particular dos "Lightsworn", ai vocês me perguntam "Que Deck é esse?", para responder essa pergunta, vou precisar que vocês leiam todas as informações que passarei a respeito. Então vamos parar de conversa, e ir ao que realmente interessa, não é mesmo? Confiram:



Novamente gostaria de deixa claro que esse Deck é mais um Deck particular, portanto isso não significa que seja algo competitivo que irá sair vencendo tudo e qualquer Deck, pelo contrário, não coloque expectativa sem cima disso, até porque esse aqui é até menos competitivo que o anterior, que foi o "Photon Constellar", e poderia até dizer que é serve mais como uma curiosidade e algo para jogar de forma a parte de um Metagame. Mas é claro que eu fiz pensando nas melhores forma para que o Deck tivesse um desempenho satisfatório para conseguir até certa vitórias, e colocarei esses pontos existentes dentro dele.

Decklist:



Monster Cards (20):

2x - Cyber Valley
2x - D.D. Warrior Lady
2x - Ehren, Lightsworn Monk
2x - Jain, Lightsworn Paladin
2x - Lightray Grepher
3x - Lyla, Lightsworn Sorceress
3x - Ryko, Lightsworn Hunter

Spell Cards (14):

3x - Chaos Zone
1x - Dark Hole
3x - Dimensional Fissure
1x - Heavy Storm
2x - Light of Redemption
1x - Reinforcement of the Army
3x - Solar Recharge

Trap Cards (6):

2x - Macro Cosmos
1x - Mirror Force
1x - Solemn Judgment
2x - Torrential Tribute

Extra Deck (15):

1x - Blade Armor Ninja
1x - Constellar Omega
1x - Constellar Ptolomy M7
1x - Daigusto Emeral
1x - Diamond Dire Wolf
1x - Gagaga Cowboy
1x - Gauntlet Launcher
1x - Heroic Champion - Excalibur
1x - Lavalval Chain
1x - Maestroke the Symphony Djinn
1x - Magi Magi  Magician Gal
1x - Number 50: Blackship of Corn
1x - Photon Papilloperative
1x - Photon Strike Bounzer
1x - Starliege Paladynamo


Conhecendo as principais cartas do Deck


Antes de tudo, eu gostaria de ressaltar um fato interessante, na verdade eu sou uma "Lightsworn Player", adoro esse arquétipo e acompanho eles desde 2009, época na qual eles eram considerados aquilo que chamamos de Top Tier, e eu sempre gostei bastante da mecânica e facilidade com que eles interagem com outros Decks, entretanto existe uma carta que eu odeio de paixão, essa tal carta sempre me aportuno, e creio que não só a mim mas também a todo e qualquer "Lightsworn Player", essa carta é a tal "Macro Cosmos", porque muita gente sabe que "Lightsworn" é um Deck que depende que as cartas sejam enviadas para o Cemitério para que assim as jogadas deem uma continuidade e jogadas favoráveis ao jogador, e a simples função da "Macro Cosmos" é impedir que isso aconteça, pois ela remove todas as cartas que seriam mandadas ao Cemitério, e isso já me deu muita raiva. Essa raiva me fez chegar ao ponto de pensar em uma coisa diferente, e logo me veio uma pergunta a cabeça - "E se eu usasse uma das minhas principais inimigas ao meu favor?" - então foi ai que eu decidi encaixa-la no Deck. Algo bem doido, não? É pois é, pensando nisso, eu fui procurei formar um Deck "Lightsworn" com uma estrutura nova, porque com o Deck comum muitas cartas morreriam em jogo, seria auto suicídio, então eu encontrei outra cartas diferentes que funcionassem com o que eu queria, então vamos começar falando dessas outras cartas que fazem com que esse Deck rode corretamente. E eu já espero que todos já tenham entendido como funciona a "Macro Cosmos", no caso "Macro" tem dois efeitos, mas só um irá nos interessar, que é esse aqui:


While this card is face-up on the field, any card sent to the Graveyard is banished instead.



Quando esta carta está virada para cima no campo, qualquer carta enviada ao cemitério é instantaneamente removida do jogo.



O resto do efeito da carta iremos literalmente ignorar, pois isso não importa para esse Deck e esse post. E como eu disse, a função é remover cartas, simples assim. Bom, a "Macro Cosmos" é a carta que dá nome ao Deck junto com os monstros "Lightsworn", entretanto ela tem uma irmã que eu considero até mais importante que a própria "Macro Cosmos" nesse Deck, que é a "Dimensional Fissure", ela funcionará da mesma forma, ambas irão remover, então qual é a diferença? Existe diversos fatores que diferenciam ambas as cartas; a primeira e mais notável, é que uma é uma Mágica e a outra é Armadilha, e sim, isso é uma baita dissemelhança. A segunda diferença, é o fato da "Dimensional Fissure" só remover cartas de Monstros, enquanto a "Macro Cosmos" remove TUDO, e isso é relevante atualmente, com o uso dos Monstros Xyz como grande prioridade dos Decks.

Mas não existe nenhuma semelhança nelas? Existe sim, e isso esta no contexto de ambas serem cartas Continuas. Tá, agora vou falar mais detalhadamente porque eu uso três cópias de "Fissure" e apenas duas de "Macro". Primeiro, pelo grande fato da "Fissure" ser uma Spell, eu posso simplesmente já começar o duelo ativando ela logo de cara, e como possuímos monstros "Lightsworn", isso é importante, pois na End Phase, eles obrigatoriamente irão mandar cartas do Topo do meu Deck para o Cemitério como parte de seus efeitos, então a presença de "Fissure" se torna altamente necessária.  


A "Macro Cosmos" sendo uma carta Armadilha, é preciso que ela seja primeiramente setada no campo para que no turno seguinte (do oponente) seja ativa.

Nisso, a "Fissure" é uma carta que irá interagir rapidamente com o Deck, sem que eu perca o meu primeiro turno esperando, pois assim como todos os Decks "Lightsworn", esse aqui também é um Deck que necessita de velocidade, no entanto, a velocidade que ele possui é distinta da de um "Lightsworn" comum, sendo um pouco mais lento, digamos assim, logo iremos saber o porque. Isso é o grande porque de eu usar três cópias de "Fissure" e não "Macro".

Além disso, dentro do Deck descobrimos uma outra carta muito essencial, a Field Spell Card "Chaos Zone", mas porque ela? Pra que ela serve? Irei falar agora um pouco sobre ela, onde colocarei o efeito para que todos vocês possam entender melhor e assim responder as questões que coloquei acima:


Each time a monster(s) is banished, place 1 Chaos Counter on this card for each of those monsters. Once per turn: You can remove 4 or more Chaos Counters from your side of the field to target 1 banished monster with a Level equal to the number of Chaos Counters removed; Special Summon that target. When this card on the field is sent to the Graveyard by your opponent's card effect: You can add 1 LIGHT or DARK monster from your Deck to your hand, whose Level is less than or equal to the number of Chaos Counters that were on this card.

Cada vez que monstros são banidos, coloque 1 Chaos Counter nesta carta para cada um dos monstros. Uma vez por turno: Você pode remover 4 ou mais "Chaos Counters" do seu lado do campo para selecionar 1 monstro removido com o Level igual ao número de Chaos Counters removidos; Special Summon o selecionado. Quando esta carta no campo é enviada para o Cemitério por um efeito de carta do seu oponente: Você pode adicionar 1 monstro LIGHT ou DARK do seu Deck para sua mão, cujo Level é igual ou menor ao número de Chaos Counters que esta carta tinha.


Como disse anteriormente, o Deck constantemente irá banir monstros por causa da forma como os "Lightsworn" funcionam, e isso pode de certa forma desgastar o Deck, chegando ao ponto de não ter muitas saídas com o desenrolar do duelo, portanto a função da "Chaos Zone" será recuperar esses monstros que foram banidos para usufruir de seus efeitos novamente, assim dizendo. Mas no caso da "Fissure" ou "Macro", a "Fissure" permite que a "Chaos Zone" ao ser destruída ainda sim ative seu efeito de busca, e agora que entra uma carta muito importante no Deck, na qual posso considera-lo como o "Boss" do Deck, o "Lightray Sorcerer".

Bom, a ideia desse Deck já existia antes mesmo do lançamento desse monstro, só que ele foi uma carta que me motivou a criar o Deck e facilitou muitas coisas.

Vocês sabem exatamente o que ele faz? Bom, se não sabem, eu vou apresenta-lo a vocês, vejam só:

Cannot be Normal Summoned or Set. Must be Special Summoned (from your hand) while 3 or more of your LIGHT monsters are banished, and cannot be Special Summoned by other ways. Once per turn: You can target 1 of your banished LIGHT monsters and 1 face-up monster on the field; shuffle the first target into the Deck, and if you do, banish the second target. This card cannot attack during the turn you activate this effect.



Não pode ser Normal Summonado ou Set. Deve ser Special Summonado (da sua mão) quando 3 ou mais monstros LIGHT foram banidos, e não pode ser Special Summonado po outros meios. Uma vez por turno: Você pode seleciona 1 do seus monstros LIGHT banidos e 1 monstro virado para cima no campo; embaralhe o primeiro selecionado dentro do Deck, e se você fizer, remova o segundo. Esta carta não pode atacar durante o turno que você ativou este efeito.


É a versão LIGHT do "Chaos Sorcerer", entretanto temos acesso a três cópias dele, coisa que sua contraparte não pode nos beneficiar por causa da aclamada Banlist. Tá, ai vocês me perguntam "se ele é o Boss, não teremos "Judgment Dragon"?", não, não contaremos com a presença do todo poderoso e temido "Judgment Dragon" no Deck porque o mesmo não consegue armazenar monstros "Lightsworn" suficientes no Cemitério, até porque isso não é a função dele. Nesse Deck, "Lightray Sorcerer" possui uma grande facilidade para entrar em campo pelos motivos que eu disse acima, e seu efeito pode desestruturar monstros importantes do oponente, além de combinar com a "Chaos Zone" e devolver monstros removidos de volta para o Deck, que podem ser especialmente outros "Lightray Sorcerer" removidos.

Concluímos aqui, que a principal combinação desse Deck é a junção de "Macro"/"Fissure" com "Chaos Zone". 


Mecânica, engrenagens e defesas


Diante do que foi apresentado, ficamos sabendo sobre quais são as principais cartas que o Deck possui, dando continuidade iremos falar agora sobre o funcionamento do Deck. O que faz ele necessariamente rodar de acordo como esperamos? Vamos observar e falar um pouco sobre algumas cartas essenciais para, os "Lightsworn":


Bom, ao todo o Deck possui 4 diferentes "Lightsworn", sendo dois deles monstros do Tipo Warrior, e outros dois com a função de serem "destruidores", mas cada um tem a sua importância aqui dentro. "Lyla, Lightsworn Sorcerer" digamos ser a principal carta entre eles, pois ela possui um ataque aceitável, e principalmente, abre muitos caminhos, tirando facilmente as cartas da linha de trás do oponente. "Ryko, Lightsworn Hunter" também serve para isso, entretanto, ele é capaz tirar monstros do campo, e digamos que isso pode ser bastante favorável quando estamos diante de monstros que pensamos ser complicados de se enfrentar, mas seu ataque é altamente baixo. E são esses dois a dupla de "destruição".

"Ehren, Lightsworn Monk" serve como uma forma de se retirar monstros chatos do campo que facilmente se apresentam em Posição de Defesa, exemplo disso são, "Wind-Up Zenmaines", "Maestroke the Symphony Djinn", "Marshmallon", "Spirit Reaper" e etc. "Jain, Lightsworn Paladin" é um monstro que tem como função, bater em outros monstros, ele é o que chamamos de Beater, com seus 1800 de ataque, onde ao atacar pode alcançar até 2100 com seu efeito. Ambos "Ehren" e "Jain" são Warrior.  

Dois dos monstros "Lightsworn" tem capacidade de mandar obrigatoriamente três cartas do Topo do Deck durante a End Phase, sendo eles "Lyla" e "Ehren", já "Ryko" também manda três cartas do topo, mas somente quando ele é invertido para cima (flippado). "Jain" envia apenas duas cartas durante a End Phase.

No entanto, eles não são as únicas cartas para acelerar o Deck, pois com o uso de vários "Lightsworn" (10) fica super viável usar a sua carta suporte especifica, a "Solar Recharge", que declaro ser uma excelente carta, onde pode ser um caminho para atingir "Chaos Counters" rapidamente, além de um grande passo para o Summon do "Lightray Sorcerer".

É outro motivo para se usar três cópias "Dimensional Fissure", pois no inicio de duelo, possuímos a chance de se iniciar com essas cartas em mão, e assim tentar abrir uma certa vantagem no duelo. Agora fica bem mais fácil entender esse motivo, né?

Ai vem uma pergunta importante, mas e se eu mandar todos os meus "Lightray Sorcerer" para a área de monstros removidos, o que eu faço já que eles não podem ser Special Summon por outros meios (Chaos Zone)? Bom, o que você faz quando seus monstros mais poderosos do seu Deck "Lightsworn" (vide Judgment Dragon e companhia) são mandados para o Cemitério? Muitos utilizam "Monster Reincarnation" ou até mesmo "Beckoning Light" para resolver esse problema em um "Lightsworn" convencional, e nesse Deck não é algo totalmente diferente, aqui possuímos então a "Light of Redempetion", ela funciona de forma muito semelhante, e até mesmo possui um custo assim como as anteriormente citadas, a maior diferença está no fato de reciclar o monstro da Zona de Remoção para a mão, pagando 800 Pontos de Vida como custo, entretanto, apenas monstros Light, mas isso não é um problema visto que todos os monstros do Main Deck são do atributo respectivo.

Mas ela não serve apenas para retornar o "Lightray Sorcerer" não, ela vai funcionar de acordo com a necessidade, pelo fato acima, já que todos são Light.

Sabem aqueles Deck do atributo Dark que possuem "Dark Grepher"e "Armageddon Knight"? Então, os "Lightray" contem uma versão parecida do "Dark Grepher", o "Lightray Grepher", só não tem uma versão parecida do "Armageddon Knight", mas tudo bem, isso não é um grande problema.

"Lightray Grepher" é usado especialmente para ajudar o "Lightray Sorcerer", pois com ele podemos conseguir até três cartas na Zona de Remoção, não só isso, como é fácil para juntar Chaos Counters. E como ele consegue entrar por Special Summon, dando acesso também aos Monstros Xyz, que nesse Deck não são o grande foco, mas é claro que sempre ajudam sempre que podem ajudar, e não são nenhum pouco descartáveis.

Uma coisa interessante, é que ele é um monstro do Tipo Warrior, junto com "Ehren" e "Jain", então é obvio que "Reinforcement of the Army" vira uma carta bastante útil.

Falei sobre as carta que fazem o Deck girar de acordo com o esperado, devemos lembrar também que o Deck precisa de meio para se defender, pois um Deck "Lightworn" geralmente joga de forma aberta, sem o uso de muitas cartas Armadilhas ou monstros defensivos, chegando a usar monstros que reagem no ataque do oponente como suas únicas defesas, vide "Gorz the Emissary of Darkness", "Tragoedia" e "Necro Gardna", mas esses monstros não se adaptam muito bem com esse Deck em especifico, então a melhor carta encontrada foi o "Cyber Valley", pois ele consegue ser bastante versátil, parando Battle Phase do oponente, além de permitir um pequeno Draw, e dar Counters a Chaos Zone.

Praticamente seus três efeitos podem chegar a funcionar, tudo vai depender da necessidade e da situação em que o duelo se encontra, então atenção nisso.

Mas é preciso atenção, ele é o monstro com a menor quantidade de Level, e também possui 0 de Ataque e Defesa. Continuando, temos mais outras cartas importantes, vejam:



"Mirror Force" e "Torrential Tribute" são outra formas de defesa, e sim, esse Deck se adere ao uso de Trap Cards, para não ser muito vulnerável. Mas não podemos esquecer que "Macro Cosmos" também é uma Armadilha, então não existe problema algum. Ambas as duas são cartas de destruição em massa, e fazem o papel de tirar quantidade alta de monstros para alimentar "Chaos Zone" junto com suas parceiras, cartas para remoção "Fissure" e "Macro". "Solemn Judgment" entra no Deck para fazer o que sempre faz, negar cartas que possam prejudicar o jogo do Macrosworn, nem vou destaca-lá aqui.

Os Monstros Xyz são dependentes da situação do jogo, mas "Blade Armor Ninja" e "Heroic Champion - Excalibur" são ótimos para se tentar aplicar um OTK ou encerrar um duelo, pelo fato de muitos monstros serem do Tipo Warrior.


Pontos positivos e negativos, Metagame e Considerações finais.

Irei colocar duas lista aqui embaixo, com os lados positivos e negativos que o Deck possui, e logo irei falar o restante, dando um breve esclarecimento, vamos lá:


Pontos Positivos:


  • É um Deck que consegue uma vasta vantagem contra Decks que dependem do Cemitério para funcionar corretamente, praticamente abrindo um bom domínio do duelo. Exemplos: "Lightsworn" convencionais, "Mermail/Atlantean", "Dark World", "Plant", "Inzektor", "Chaos Dragon", "Chaos Decks", "Vayu Turbo", "Infernity", "Frog", entre muitos outros.
  • Consegue jogar de forma equilibrada contra Decks que se baseiam na estratégia de remoção, de certa forma, não só em cima da remoção em si, mas usa ela ao seu favor também. Exemplos: "Macro Rabbit", "D.D. Decks", "Macro Monarch" e etc.
  • Consegue atrapalhar uma parte do funcionamento de alguns Decks, mas não por completo, mas consegue explorar certos pontos fracos. Exemplos: "Fire Fist", "Dragon Ruler", "Gishki", "Spellbook/Prophecy" e etc.
  • Consegue se recuperar de cartas como "Bottomless Trap Hole", "Torrential Tribute", 'Mirror Force", "Dark Hole", entre outras cartas comuns de destruição e remoção, por causa da "Chaos Zone". 
  • "Lightray Sorcerer" e "D.D. Warrior Lady" conseguem tirar muitos monstros do jogo com seus efeitos.
  • Consegue ser um Deck bastante rápido até, dependendo das cartas que a probabilidade te disponibilizará na mão, chegando até a conseguir a aplicar um OTK com a ajuda dos Monstros Xyz. 



Pontos Negativos:


  • Depende da presença de campo de cartas como "Dimensional Fissure" e "Macro Cosmos", até mesmo monstros "Lightsworn" e "Chaos Zone" (essa não necessariamente), cartas que destroem as cartas de remoção podem prejudicar o desempenho.
  •  Possui chance de mandar cartas indesejadas para Zona de Remoção ou Cemitério, na hora de usar os monstros "Lightsworn" e/ou "Solar Recharge", pois assim como um "Lightsworn" convencional, possui o fator "sorte" em meio a isso tudo.
  • Cartas que retornam os monstros para mão ou para o Deck, podem atrapalhar bastante, pelo fato de usar até mesmo três cópias do "Ryko, Lightsworn Hunter" e "Cyber Valley".
  • "Chaos Zone" não funciona com "Ryko, Lightsworn Hunter" e "Cyber Valley". 
  • O monstro mais poderoso do Main Deck, "Lightray Sorcerer" tem apenas 2300 de Ataque, e não consegue bater em monstros acima disso, que são até constantes, e o uso de seu efeito ainda te tira a possibilidade de atacar.
  • Chance de ficar sem cartas no Deck, em caso de duelos mais longos.

Tá, ai está alguns pontos positivos e negativos, não são todos, mas foram esses que me vieram a cabeça no certo momento. Agora falando sobre o Metagame atual, nesses pontos, encontramos sim o nome de alguns Top Tiers, como o "Dragon Ruler" e "Spellbook/Prophecy".

Bom, primeiramente vamos falar sobre o "Dragon Ruler", esse Deck consegui sim jogar contra um Deck "Dragon Ruler", mas depende muito das circunstancias, pois vai necessitar muito conseguir uma boa mão contra eles. E quais são as cartas que podem fornecer uma forma para conseguir jogar contra? As cartas são "Chaos Zone", pois os "Dragon Ruler" jogam muito em cima de remoção de cartas, então a "Chaos Zone" pode acumular muitos Counters com isso, e as cartas "Macro Cosmos" e "Dimensional Fissure", na qual ambas atrapalham os "Baby Dragon" de usarem seus efeitos, então o Deck jogará em cima dos dragões maiores. E nisso, é tentar jogar em cima do desgaste das forças dos dragões e tomar uma precaução com os Monstros Xyz (Dracossack principalmente).

Já com "Prophecy/Spellbook", é um duelo que vai precisar das mesmas cartas, entretanto, temos que lembrar que eles possuem "Kycoo the Ghost Destroyer", e ele pode ser muito preocupante, mas "Fissure" e "Macro" atrapalham muito, pois eles precisam de "Spellbook of Fate" e "Spellbook of Master" para o desenrolar correto da "Spellbook of Judgment", mas isso, só se "Macro Cosmos" estiver ativa em campo. Então também vai necessitar de atenção, pois "Spellbook" tem um duelo complicado sempre.

Bom, eu não vou falar muito, porque sinceramente eu não tenho garantia nenhuma, e não recomendo pegar um Deck desse afim de tentar enfrentar certos Decks, mas se estiver confiante, vá oras, só não indico nada. 

O meu objetivo foi apenas demonstrar um Deck que eu fiz a um tempo atrás, e que já usei contra pessoas próximas a mim, tive ótimos duelos até, mas é um Deck para se usar de forma mais aleatória, para jogar com os amigos, mas nada com um fim de competição em grande escala.

Agora irei dar a notícia ruim que disse que ia expor no inicio da postagem, bom, esse aqui é meu último post sobre Ideias para Decks, e provavelmente irei parar de fazer outros posts aqui no Blog, e mais pra frente irei esclarecer os motivos em uma postagem individual, é uma pena, é sim, mas a vida continua e seguimos o seu fluxo. Irei fazer ainda o último Trick Star Archetypes Series, gerenciado por minha pessoa.

Eu espero que todos tenham gostado desse Deck que eu coloquei, é uma última lembrança que eu deixo aqui no nosso Blog. Muito obrigada a todos pela atenção e carinho, paz, saudê, beijos e abraços, tchau tchau. o/


   
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Post muito bom, vcs da God of Death tem talento, gostei da ideia, nunca pensei em colocar remoção em lightsworn, parece bom o deck, isso é antimeta?

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