Translate

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Destaques Da Semana: DNA Surgery e Magic Planter

Aqui eu de novo para a alegria de todos (pelo menos espero), e ai galera, tudo belezinha? Falarei agora sobre os Destaques da Semana que também anda parado por aqui, mas estarei dando continuidade, e vocês perceberam que eu coloquei "Destaques" no plural? Pois é, eu escolhi falar sobre duas cartas hoje, uma que começou a aparecer bastante nos Top Tier do momento, então já é até bastante conhecida, eu acho. A segunda será uma carta já inusitada, que eu vim a notar um tempo atrás, mas que de certa forma é interessante e talvez possa ser aplicada mais se abrirmos nossos olhos para o que ela faz. As cartas são:

DNA SurgeryMagic Planter

DNA Surgery 

(Continuous Trap Card)

Activate by declaring 1 monster Type. All face-up monsters become that Type. 

Declare 1 Tipo de Monstro. Enquanto este card permanecer de Face pra cima no Campo, todos os monstros de Face pra cima assumem o Tipo que você declarou.

Magic Planter

(Normal Spell Card)

Send 1 face-up Continuous Trap Card you control to the Graveyard. Draw 2 cards.

Ative por enviar 1 Continuous Trap Card virado para cima que você controla ao Cemitério. Compre 2 cartas.


DNA Surgery

Iniciarei falando primeiramente da DNA Surgery, que notamos ser uma carta bem simples de entender ao olhar para o seu efeito logo de cara, tipo assim, você ativa ela, declara um Tipo que você quer que todos os monstros que estão e que virão a campo se tornem, e pronto, dos Tipos existentes temos: Aqua, Beast, Beast-Warrior, Dinosaur, Divine-Beast, Dragon, Fairy, Fiend, Fish, Insect, Machine, Plant, Psychic, Pyro, Reptile, Rock, Sea Serpent, Spellcaster, Thunder, Warrior, Winged Beast e Zombie, escolha um Deck, e teremos uma transformação (não sexual, nem saiyajin).

É uma carta que contem diversas peculiaridades especificas com outras cartas, mas eu não ficarei aqui falando uma por uma, e sim, falarei sobre o contexto que ela vem se encaixando, e nada melhor do que usar o Deck do Campeão Mundial como exemplo para se alcançar o objetivo desse post, que é explicar o porque ela é bastante usada ultimamente, principalmente nos Side Decks. Então aqui em baixo colocarei a Deck List de Legendary Six Samurai - Shin En Huang, de Taiwan.

PS: Engraçado é que eu posso sim declarar Divine-Beast e transformar todos os monstros em deuses, só que isso praticamente não tem uma grande utilidade, apenas uma futilidade para zoação.


Blaster, Dragon Ruler of Infernos

Monstros (28):

3x - Blaster, Dragon Ruler of Infernos
2x - Burner, Dragon Ruler of Sparks
1x - Dragunity Corsesca
1x - Eclipse Wyvern
2x - Effect Veiler
1x - Light and Darkness Dragon
2x - Lightning, Dragon Ruler of Drafts
3x - Maxx "C"
2x - Reactan, Dragon Ruler of Pebbles
3x - Redox, Dragon Ruler of Boulders
2x - Stream, Dragon Ruler of Droplets
3x - Tempest, Dragon Ruler of Storms
3x - Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls

Mágicas (10):

1x - Book of Moon
1x - Dragon Ravine
2x - Forbidden Chalice
1x - Heavy Storm
2x - Sacred Sword of Seven Stars
3x - Super Rejuvenation

Armadilha (2):

2x - Vanity's Emptiness

Side Deck:

3x - Droll & Lock Bird
2x - Electric Virus
2x - Swift Scarecrow
2x - Tsukuyomi
1x - Card Destruction
3x - Mystical Space Typhoon
2x - DNA Surgery

Extra Deck:

1x - Amory Arm
1x - Colossal Fighter
1x - Crimson Blader
1x - Karakuri Shogun MDL 00 "Burei"
1x - Red Dragon Archfiend
1x - Thought Ruler Archfiend
1x - Gaia Dragon, the Thunder Changer
3x - Mecha Phantom Beast Dracossack
1x - Mermail Abyssgaios
3x - Number 11: Big Eye


Ai está a Deck List, vocês podem notar que é um Deck Dragon Ruler quase bem comum ao que vemos hoje em dia, mas é claro que segue a suas modificações/adaptações necessárias para a tal competição, e notamos que existe a presença da DNA Surgey em seu Side Deck, mas para entender a nossa carta, será necessários conhecer algumas coisas importantes, não só sobre esse Deck, mas como também os Decks que ele geralmente enfrenta. Então agora irei colocar a segunda Deck List aqui, de David Keener, essa no caso foi usado no WCQ da América do Norte, pois eu não consegui achar a Deck List usada no Mundial, mas acho que segue o mesmo padrão, teoricamente, então não mudará o foco da explicação. Então vejam:


Spellbook of Judgment


Monstros (9):

1x - Defender, The Magical Knight
2x - Jowgen the Spiritualist
3x - Kycoo the Ghost Destroyer
3x - Spellbook Magician of Prophecy

Magicas (26):

1x - Book of Moon
3x - Spellbook Library of the Crescent
1x - Spellbook of Eternity
2x - Spellbook of Fate
3x - Spellbook of Judgment
1x - Spellbook of Life
2x - Spellbook of Power
3x - Spellbook of Secrets
3x - Spellbook of the Master
2x - Spellbook of Wisdom
3x - Spellbook Star Hall
2x - The Grand Spellbook Tower

Armadilha (5):

3x - Phoenix Wing Wind Blast
1x - Solemn Judgment
1x - Solemn Warning

Side Deck:

3x - Compulsory Evacuation Device
1x - Heavy Storm
3x - Mind Drain
3x - Mystical Space Typhoon
2x - Puppet Plant
1x - The Grand Spellbook Tower
2x - Tsukuyomi

Extra Deck:

1x - Abyss Dweller
1x - Daigusto Phoenix
1x - Diamond Dire Wolf
1x - Evilswarm Ouroboros
1x - Gachi Gachi Gantetsu
1x - Gagaga Cowboy
1x - Gem-Knight Pearl
1x - Maestroke the Symphony Djinn
1x - Number 16: Shock Master
1x - Number 39: Utopia
1x - Number 50: Blackship of Corn
1x - Number 96: Dark Mist
1x - Photon Papilloperative
1x - Shining Elf
1x - Wind-Up Zenmaister

Ok, agora já tenho as duas Deck List dos principais Decks do formato, então poderemos nos aprofundar mais na carta Destaque. Na Segunda Deck, possuímos algumas cartas que são importantes, para ressaltar alguns lances que consistente em configurar o jogo para que DNA Surgery entre como algo efetivo e forte. Colocarei elas aqui:

Spellbook of MasterSpelbook of WisdomSpellbook of FateSpellbook of Power

Essas são as cartas que irão influenciar grandemente no uso da DNA Surgery, as Spellbook of Wisdom, Fate, Power e Master, e ainda temos uma quinta e um sexta carta, mas explicarei depois. Cada uma possui uma determinada função que faz com que o Deck Spellbook funcione corretamente, agora imaginem se o Deck não conseguir usar elas, podem visualizar essa situação? Se pensarmos desse jeito, no Deck de David Keener teríamos então nove cartas completamente mortas, e isso é muito, e provavelmente ocasionará aquilo que chamamos de Dead Hand e Dead Draw, e é exatamente essa a função da DNA Surgery, mas como assim? Porque ela necessariamente faz isso?

Simples, ao notarmos todas as quatro cartas, percebemos que todas elas exigem algo em comum, a presença de Spellcaster em campo para iniciar a suas ativações, caso contrário, elas ficam bloqueadas de seu uso, praticamente invalidas. E sabemos que não é fácil retirar um Spellcaster do campo diretamente porque sofremos o risco de receber uma resposta direta da Spellbook of Wisdom, além do formato não ser tão propicio ao uso de muitas cartas Armadilhas, então a DNA será um meio de afetar o oponente digamos que "indiretamente", sem tentar encostar nas cartas dele, e isso pode ser muito fatal, pois ao olharmos para o Deck, percebemos que não existe muito meios viáveis para a retirada da DNA Surgery, deixando o jogador muito dependente de conseguir ativar uma Phoenix Wing Wind Blast com sucesso, ou então se depender do próprio Side Deck, talvez seja um caminho com as Mystical Space Typhoon e Heavy Storm, se não, é em tese um jogo perdido, pois até mesmo as jogadas bases da Spellbook of Judgment são afetadas, olhem a Spellbook of Master ali em cima.

Lembram que eu disse uma quinta e uma sexta carta? Então, a quinta carta é a Spellbook Star Hall, não necessariamente ela será impedida de ser ativada, mas o seu efeito é praticamente anulado pela DNA Surgery, pois caso os seus monstros não sejam mais Spellcaster, ela não fornecerá mais o bônus de ataque, porém ela ainda receberá Counters para cada Spellbook ativo, e possa servir como um dos meios para Spellbook of Judgment, além de também ser destruída para conseguir buscar um Spellcaster no Deck, pois DNA Surgery não afeta o Deck. 

A sexta carta é a The Grand Spellbook Tower, essa aqui é um pouco minimalística a forma como ela é afetada, pois para que ela faça a reciclagem e a puxada na Standby Phase, é necessário ter um Spellcaster em campo ou no Cemitério, então vamos lembrar que a DNA Surgery só afeta monstros no campo, então no Cemitério, na mão e no Deck são outras coisas.  

Spellbook Star Hall

Beleza, sobre os Spellbook não tenho muito mais o que dizer, mas, como fica os Dragon Ruler nesse situação? É algo fácil de entender também, ao olharmos para a Deck List em si, percebemos que tudo que entra em campo é 99% dragão, além de que as Magicas e Armadilhas não dependem de presença de monstros determinados no campo, e nem os monstros Xyz requerem um Tipo especifico, então a DNA Surgery não afeta em nada o desempenho Dragon Ruler, e muitas vezes o próprio jogador que ativa a DNA Surgery declara transformar os monstros em dragões, e isso pode ocasionar vantagens, pois com esse fator, poderemos nos circunstanciar dos benefícios de cartas como Super Rejuvenation, onde ao tributar alguma coisa em campo (alguém pensou nos Tokens do Dracossack?), também valerá como um meio para a carta Mágica.

DNA Surgery só afeta Spellbook? Não, temos outros poderosos Decks que caem em suas desgraças, e pensando em Decks de grande porte, encontramos as cartas Fire Formation:

Fire Formation - TensenFire Formation - TensuFire Formation - TenkenFire Formation - Tenki

Fire Formation - GyokkouFire Formation - KaiyoFire Formation - Yoko

Queridas cartas dos Beast-Warrior. São cartas que a principio todas são afetadas, pois notamos que antes de seus efeitos iniciais, temos o efeito base de aumentar o ataque dos monstros Beast-Warrior em uma determinada quantidade (100 ou 300), e com a DNA, isso se perde totalmente. As Mágicas não são afetadas (não sei se a  Fire Formation - Tensu é afetada por completo, corrijam-me se eu estiver errado), mas as Armadilhas perdem praticamente toda a sua utilidade no baralho, ficando invalidas iguais as Spellbooks (mesmo não sendo muito usadas pelo povo duelista). E quais são os Decks poderosos que utilizam tais cartas? Fire Fist, Constellar, Fire King e Bujin, não quer dizer que utilizam necessariamente todas, é uma ou outra. Bujin, por sinal é uma grande promessa do Metagame, e temos mais cartas que ficam afetadas por esse meio desses monstros novatos, quais são? 

Bujingi YataBujingi QuilinBujingi CentipediBujingi Crane

E já sabemos que Crane (Honest do arquétipo) e Quilin (destruidor de cartas viradas para cima) são essenciais, e futuramente o Centipede (o destruidor de Mágicas/Armadilhas) também possa ser, então com a DNA Surgery, já cortamos várias peças importantes do xadrez de Bujin, legal, né? Eu pelo menos acho isso uma forma bem forte de conseguir uma certa vantagem em determinadas plataformas de jogo. Mais não acabou por ai não, podemos afetar esses Decks impedindo eles de terem acesso a dois monstros de Extra Deck: 

Bujintei KagutsuchiBrotherhood of the Fire Fist - Tiger King

Com DNA podemos impedir que Fire Fist, Fire King e Bujin façam o Brotherhood of the Fire Fist - Tiger King e Bujintei Kagutsuchi, na qual são monstros que exigem que os Materiais sejam Beast-Warrior, apesar que só Bujin aplica um Summon mais frequente de um Kagutsuchi porque nunca vi nenhum outro tentando até mesmo por ser algo muito recente, não quero dizer que seja impossível. Esses são exemplos iniciais, mas existem muitos outros monstros de Extra Deck que também conseguem ser abalados, como Blade Armor Ninja, Heroic Champions, Evolzars, Gear Gigant X, Legendary Six Samurai - Shi En, os monstros Synchros dos Dragunity e Karakuri (que são arquétipos bem fortes), o novo Edelritter - Vampire Bram e etc. Acho que vocês com certeza conseguem pensar em mais exemplos.

As vezes acontece isso, de não prejudicar o Main Deck em si, mas pode impedir de determinados Decks avançarem com monstros do Extra Deck, e convenhamos que existem bastante deles que necessitam de monstros determinados do mesmo. Isso pode ser ruim para quem tem que enfrentar esse problema, não é verdade?

Existem deliberados baralhos que usam DNA Surgery sem ser abalado por nenhum meio, ou então, muito reduzidamente, não chegando a interferir na forma de jogo, como Constellar, Evilswarm, Mermail/Atlantean, Inzektor, Gishki e etc.

Vamos lembrar também que DNA Surgery pode ser usada para conseguir usar determinada estratégia, como a de se aplicar um especifico monstro de Extra Deck, e isso é usado por alguns jogadores, eu mesmo já vi gente fazendo isso várias vezes, como em uma ocasião que teve um Constellar que usava ela para transformar os monstros em Tipo Dinossauro para colocar Laggia e Dolkka. Mas esse acontecimento não é o foco do post, pois podemos fazer isso para conseguir atingir trocentos monstros, ou então usar diversas cartas diferentes.

Acho que o assunto DNA Surgery termina por aqui, e espero que vocês tenham notado a abrangência dessa carta no Metagame e o motivo pela qual ela começou a ser usada, vamos para a segunda carta da postagem, a Magic Planter.


Magic Planter 

Magic Planter é um carta que permite o jogador puxar duas cartas mandando uma carta Armadilha continua virada para cima no campo ao Cemitério (não funciona com Macro Cosmos), para quem não se lembra do que foi dito lá em cima, ela me chamou atenção a um tempo atrás, quando eu vi um Deck Analysis que a Konami fez sobre o Deck Scrap de Benedikt Junk (Junk Warrior?) que jogou o WCQ Europeu desse ano, certamente ele é aquele jogador que consideramos ser um Rogue, por contrariar os princípios do Metagame, de se seguir a mesma linha de pensamento e tentar se diferenciar por optar usar um meio próprio, as vezes isso dá certo, outras vezes não, mas é até frequente ver um ou dois Decks Rogue no meio do padrão. No caso de Benedikt Junk, não deu muito certo como o que acontece com outros jogadores, mas não vou reduzir o mérito e a coragem do mesmo, eu não sei ao certo a posição dele no torneio, mas agora irei apresentar a Deck List dele:


Scrap Quimera

Monstros (20):

3x - Cyber Dragon
2x - Thunder King Rai-Oh
1x - Swift Scarecrow
3x - Scrap Beast
3x - Effect Veiler
3x - Scrap Chimera
3x - Maxx "C"
1x - Honest
1x - Scrap Goblin

Magicas (11):

3x - Scrapstorm
2x - Magic Planter
1x - Mind Control
2x - Pot of Duality
1x - Heavy Storm
1x - Monster Reborn
1x - Scrapyard

Armadilhas (9):

3x - Safe Zone
2x - Imperial Iron Wall
2x - Gozen Match
2x - Anti-Spell Fragrance

Side Deck:

3x - Droll & Lock Bird
2x - Banisher of the Radiance
2x - Snowman Eater
3x - Mystical Space Typhoon
1x - Dark Hole
2x - Mirror Force
1x - Anti-Spell Fragrance
1x - Imperial Iron Wall

Extra Deck: 15

1x - Gaia Knight, The Force of Earth
1x - Black Rose Dragon
1x - Scrap Archfiend
3x - Scrap Dragon
1x - Stardust Dragon
1x - Crimson Blader
2x - Scrap Twin Dragon
1x - Chimeratech Fortress Dragon
1x - Diamond Dire Wolf
1x - Gagaga Cowboy
1x - Abyss Dweller
1x - Maestroke the Symphony Djinn


Achei uma Deck List bem interessante, observando que ela foi adaptada para pelo menos ter uma boa tentativa de conseguir jogar contra Dragon Ruler e Spellbook (eu sei que esse assunto daqui alguns dias virará passado), mas o que vai ser importante notar, é nas cartas Armadilhas, se repararmos, Safe Zone, Imperial Iron Wall, Gozen Match e Anti-Spell Fragrance tem uma característica muito comum, todas são Armadilhas Continuas, e é esse um dos motivos pela qual Benedikt Junk tenha optado por usar Magic Planter, porque para ele, ela cai muito bem pela alta quantidade de cartas que a Mágica exige. Mas é só por isso que eu quis colocar ela nessa postagem? O ideal é demonstrar a observação feita, porque assim como o Benedikt, muito jogador optou por usar cartas que possibilitassem seus Decks jogarem contra os Dragon Ruler e Spellbook, e geralmente, é visível que cartas comumente usadas em Side Deck tenham parado dentro do Main Deck, eu mesmo já fiz isso com alguns Decks não só nesse Metagame mas em outros também, e esse Deck Scrap é uma grande demonstração disso, visto que temos Imperial Iron Wall, Gozen Match, e Anti-Spell Fragrance para usar contra Dragon Ruler e Spellbook, e chamamos isso de Metacall, que é uma analise ampla daquilo que nós consideramos como ameaça e tentamos enxergar formas de abalar a suas fraquezas, ai então aderimos cartas que irão explorar tais pontos fracos. Querem alguns exemplos de cartas continuas frequentes nos duelos ultimamente?

- Soul Drain
- Skill Drain
- Mind Drain
- Fiendish Chain
- Imperial Iron Wall
- Shadow-Imprisoning Mirror
- Light-Imprisoning Mirror
- DNA Surgery (olha ela aqui de novo)
- Gozen Match
- Rivalry of Warlords
- Safe Zone
- Royal Decree
- Call of the Haunted
- Vanity's Emptiness

Ai está uma pequena lista de cartas Armadilhas Continuas que vem aparecendo bastante nos últimos tempos, e são cartas que dependendo da circunstancias são forçadas a serem encaixadas no Main Deck, quando já não são normalmente usadas no mesmo, para possibilitar o jogador ter um bom inicio de Game contra aquilo que chamamos de Top Tier, então nesse Metagame eu vi muita gente usando Imperial Iron Wall, Mind Drain, Vanity's Emptiness, Soul Drain como cartas na principal frente do seu Deck, e alguns cartas como Fiendish Chain, Call of the Haunted, Safe Zone e até mesmo Skill Drain, são muitas vezes usadas no Main Deck sem antes passar por Side algum.

Eu não quero dizer que é pra vocês começarem a usar Magic Planter no Deck de vocês, mas caso você tenha uma grande quantidades de Armadilhas Continuas no seu Deck, ela possa cair muito bem nele, pois ela supre a necessidade de Draw Power que as vezes certos Decks não contem, e isso vai depender muito da visão de cada pessoa. Existem certos arquétipos que já englobam diversas dessas cartas, como Ninja e Fire Fist (Traps Fire Formation), e caso escolha optar por usar bastante delas, talvez Magic Planter possa vir a servir bem a sua estratégia.


Encerrando


Não tenho muito mais a falar sobre Magic Planter, por isso quis colocar ela dentro desse post, que a principio só iria falar de DNA Surgery apenas, mas fazer uma postagem só para ela ficaria algo meio chulo e pobre, então na minha visão, preferi coloca-las ambas em uma só postagem.

Espero que vocês tenham entendido melhor o motivo pela qual certos caras usaram tais cartas, e também espero que se futuramente for necessário para vocês usarem elas, não exitem muito em pensar em usa-las, caso não tenham muitas opções, porque podem chegar a ajudar sim, dependendo da situação e circunstancia, claro, não vou dizer que são cartas extremamente perfeitas e tal, elas tem seus lados positivos e negativos, então é bom verificar tudo aquilo que gira em torno do contexto, o chamado Metacall é muito importante, o uso de DNA Surgery foi enxergado a partir de um, e a adaptação do deck de Benedikt Junk também.

Aproveitei o post também para demonstrar certas Deck Lists a vocês e logo abaixou irei deixar o Link da Deck Analysis da Konami sobre esse Deck Scrap, na qual eles entrevistam o duelista Junk.

Galera, eu sei que as vezes uso palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas? Essa frase/pergunta foi inspirada em uma música da Legião Urbana, na qual sou bastante fã, mas o que importa é que eu to pedindo desculpas caso o texto tenha ficado muito repetitivo. Agradeço a leitura de todos, e agora eu espero ver os comentários e prometo estar sempre respondendo os mesmos.

Obrigado a todos, e tchau.
(God of Death) Kaos

Deck Analysis Scrap de Benedikt Junk:
https://tcg.konami-europe.net/coverage/13531/deck-analysis-benedikt-junks-scraps/

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Sim a DNA é legalzinha pra usar nos deuses da guerra (Bujins) apesar de não fazer o mesmo efeito de um Bear(tenki) pra buscar seu Yamao ou o Mikazuchi no deck. Eu não sabia que a DNA servia de side com isso ela ganha mais pontos, e ainda é uma opção mais barata para aqueles que não querem comprar um fire fist bear (R$:99,99), bom post.

    ResponderExcluir