Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Efeitos simultâneos

Olá queridos, hoje estarei dando continuidade à série sobre Rulings que foi iniciada pelo nosso amigo Johan, que teve apenas um único post sobre Miss Timing, de uma forma bem Johaniana (Confira aqui).Sem muito mimimi, vamos direto ao assunto.


Às vezes, podem ter "Flip" ou "Trigger" efeitos que vão tentar ativar simultâneamente, como por exemplo; quando "Giant Rat" ataca um "Mystic Tomato" e ambos são destruídos em batalha, ou quando duas cópias de "Sangan" (R.I.P.) são enviados para o Cemitério no mesmo tempo pelo efeito de uma carta como "Dark Hole". Em casos como estes, os efeitos todos iram se ativar e formar uma "Chain", mesmo se eles são "Speed Spell 1". Este é o único caso em que efeitos de "Speed Spell 1" podem ser Chain uns aos outros, porque todos eles estão tentando ativar ao mesmo tempo, e os jogadores não simplesmente escolhem como ira ativá-los.



Quando acontece isso, devemos seguir uma regra bem simples para resolver os efeitos simultâneos, na seguinte ordem;

1° - Efeito obrigatório do jogador do turno.
2° - Efeito obrigatório do outro jogador.
3° - Efeito opcional do jogador do turno.
4° - Efeito opcional do outro jogador.


OBS: Isto não se aplica aos efeitos que ativam “Durante a... Phase” ou  "Durante a fase de...", como os "Gladiator Beast". Efeitos como estes não formam uma Chain, em vez disso, eles ativam, e são aplicados separadamente.

Vejamos os exemplos, para entender melhor.

Exemplo 1: 

O jogador do turno controla "Sangan" e "Serene Psychic Witch". O  outro Jogador controla "Witch of the Black Forest" e "Peten the Dark Crow". O jogador do turno ativa "Dark Hole", em seguida, todos os quatro monstros vão tentar ativar seus efeitos ao mesmo tempo.Seguindo a regra;

1° O efeito obrigatório do Jogador do Turno é “Sangan”, então ele se torna Chain Link1.
2° O efeito obrigatório do outro Jogador é "Witch of the Black Forest”, então ela se torna Chain Link 2.
3° O Efeito opcional do jogador do turno é “Serene Psychic Witch”, então ela se torna Chain Link 3.
4° O efeito opcional do outro jogador é “Peten the Dark Crow”, então ele se torna Chain Link 4.

Se um jogador controla dois efeitos na mesma categoria (por exemplo, o Jogador do Turno controla dois efeitos obrigatórios), então o jogador pode ativar os efeitos em qualquer ordem que ele quiser. (veremos um exemplo logo mais).

Lembrando que não pode ativar outras Chains de Speed Spell 1, nesse caso deve se esperar tudo se resolver para ativar.

Exemplo 2:

Vamos supor que o jogador do turno fez Synchro Summon de "Black Rose Dragon" e usou seu efeito para destruir todas as cartas em campo, sendo que ele mesmo controla "Tour Bus From Underworld", "Sangan" e "Peten the Dark Crow" e o outro jogador controla "Dandylion". Todas as cartas vão ao cemitério e vão tentar ativar seus efeitos.

Os efeitos obrigatórios do jogador do turno são: "Tour Bus From Underworld" e "Sangan" e o opcional é "Peten the Dark Crow" ele pode escolher a ordem que quiser para os efeitos obrigatórios.

1° Chain Link 1 e 2 vão ficar a critério do jogador do turno, ele vai decidir em qual ordem ativar os seus efeitos obrigatórios.
2° O efeito obrigatório do outro jogador é "Dandylion", então ele se torna Chain Link 3.
3° O efeito opcional do jogador do turno é "Peten the Dark Crow" então ela se torna Chain Link 4.
4° O outro jogador não tem nenhum efeito opcional a ser ativado, então finaliza-se aqui.

Depois disso, os jogadores podem adicionar mais cartas para a "Chain" normalmente.

Tem alguns casos em que isso não é valido, por exemplo se você tributar um "Sangan" para a tribute Summon de um "Caius the Shadow of Monarch", ambos são obrigatórios, más você não pode escolher a ordem de ativa-los, pois o Sangan é Speed Spell 2 e o Caius é Speed Spell 1 e obviamente é impossível um efeito de Speed Spell 1 ser Chain a um Speed Spell 2 rç. Então no caso Sangan deve ser Chain Link 1 e Caius Chain link 2, depois disse outras Chains podem ser ativadas normalmente.

Ah, pra complicar um pouco mais, o exemplo acima é só no TCG, pois no OCG ainda é na ordem que o jogador quiser, usando a situação acima ele pode muito bem deixar o Caius como Chain Link 1 e o Sangan como Chain Link 2... =P

Lembrando que isso não se trata de apenas monstros, um exemplo com Spells:

O Jogador do turno tem "Ojamagic" e "Dark Coffin" em campo e Face Down, ele ativa uma "Heavy Storm" e destrói ambas as cartas e elas vão tentar ativar seus efeitos. Ojamagic é Spell Speed 1 e Dark Coffin é Spell Speed 2, assim Ojamagic deve ser Chain Link 1 e Dark Coffin deve ser Chain Link 2. Isso também apenas no TCG, Se você está jogando no Japão você ainda pode deixar na ordem que quiser.

Isso é realmente importante?

Sim, isso é! Vamos supor que você vai ativar dois efeitos obrigatórios e seu oponente tem uma maneira de negar, porem essa maneira é opcional.. Como seus efeitos obrigatórios devem ser Chain Link 1 e 2, o efeito opcional dele só pode negar um deles! Somente em alguns casos muito raros ele ainda pode negar ambos, como o "Evolzar Dolkka".

Outro exemplo clássico é que se dois "Mystic Tomato" batalham no seu turno, o Tomate do adversário vai se resolver primeiro, logo, você pode trazer algo com atk maior do que ele trouxe e batalhar novamente.

Bom, por hoje é só isso, se tiver alguma duvida ou correção por favor comente...

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Nossa, mto bom mesmo Yunão nem tava ligado nessas paradas -q
    mentira, eu sabia mais ou menos, mas não tudo que vc falou exatamente entende? e.e
    Enfim, parabens pelo post o/

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da sua explicação, mesmo já sabendo grande parte, e é um caso que acontece bastante e muita gente se atrapalha legal. Ótimo post Yuno, continue fazendo mais. xD

    ResponderExcluir
  3. bom post , adoro ver post de rulings aqui no blog.

    ResponderExcluir