Translate

sábado, 23 de março de 2013

Trick Star Archetypes Series: Hieratic




Hello Everybody, bom dia, boa tarde e boa noite, dessa vez, após eu ter aberto a enquete ao público, para que votassem no próximo resultado da série, temos um arquétipo vencedor, que me surpreendeu nesse final, pois quando iniciei a enquete, ele estava lá atrás, como sendo uma opção de voto recusada, até que começou a ganhar votos e mais votos, e hoje ele é o ganhador, vou falar sobre:

Hieratic - 17 votos
Laval - 7 votos
Mist Valley - 10 votos
Naturia - 8 votos
Scrap - 7 votos 

Hieratic é arquétipo que nossa série irá tratar hoje. Bom, mas é assim gente, para quem não sabe, o arquétipo que não venceu essa enquete não será esquecido, futuramente ele será relacionado em próximas enquetes novamente, pois a série buscará falar sobre a maior quantidade de arquétipos possíveis, então sem chateação e etc, vamos adquirir conhecimento, e isso é o que importa. No final do post, eu vou dar uma pauta a um pedido, mas mesmo assim, não deixem de ler o resto inteiro (risos), então vamos lá:


Capitulo 7 -   Hieratic     





"Hieratic" é um arquétipo que consiste de monstros do tipo Dragon, do atributo LIGHT. Eles são um dos poucos conjuntos de cartas que se baseiam em temas Egípcios, na qual, a sua base é dentro de hieroglifos egípcios e Enéade, um grupo de deuses egípcios mitológicos. O arquétipo lançou no mês de Fevereiro do ano de 2012, no Japão, no Booster Galactic Overlord, e chegou ao TCG no mesmo, só que em Maio.

Hieroglifo
Seu logo é baseado em Wedjat, o olho de Horus, o deus do céu, da guerra, e proteção. Além disso, além de Wedjat, os fundos dos monstros têm o sol ou a lua, que recebem o respectivo Wedjat - direita (sol) ou à esquerda (a lua).

Mais pra frente estarei explicando um pouco mais sobre a base egípcia dos "Hieratic", então continuando. 

As cartas deste arquétipo dependem de cartas para  Special Summon e de destruição, principalmente por Tributar outros monstros "Hieratic" monstros. O que torna este arquétipo poderoso e interessante é que muitos dos seus monstros permitem Tributar da sua mão, de maneira similar ao Ritual Summon.

Outro efeito que todos os monstros de nível médio, como de nível 4, 5 e 6, têm em comum, é que, quando eles são Tributado, eles são capazes de Special Summon um monstro Dragon-Type Normal a partir da mão, Deck ou Cemitério.

Também é obrigatória o Special Summon, o que significa que mesmo que você Tribute-os para um custo, esse efeito ainda vai passar. Assim, apesar de a ideia de que você está se livrando dos seus próprios monstros, você não vai perder muito essa vantagem de campo. Quase todos os monstros "Hieratic" têm relativamente  simples condições de invocação, isso facilita bastante o resultado final, isso implicará em alguns combos que mais pra frente, vocês verão.



Jogabilidade


A maior força deste arquétipo reside na capacidade que quase todos os seus membros possuem: ao ser Tributado, seja pelo custo ou efeito, você é capaz de invocar qualquer monstro Dragon-Type Normal de sua mão, Deck, ou Cemitério, ao custo de seu ATK e DEF tornando-se 0. Isto dá ao arquétipo "Hieratic" a capacidade de swarm de campo e assim trazer monstros Xyz poderosos de uma forma semelhante a Wind-Up e Inzektors. Os combos deste Deck são um pouco semelhante ao Six Samurai que incidem sobre a invocação muitos monstros de imediato para dominar o duelo, mas apenas um pouco.

Outra coisa interessante a se notar é a facilidade de Invocação de membros regulares do arquétipo, e a facilidade de que você pode ativar seus efeitos. Por exemplo, tanto "Hieratic Dragon of Nebthet" e "Hieratic Dragon of Su" são capazes de se livrar de Monstros problemáticos ou Spell/Trap, simplesmente por Tributar um monstro Hieratic de seu campo ou mão. Não só isso, mas por Tributar um monstro Hieratic, você também vai ativar seus efeitos para Special Summon um monstro Dragon-Type Normal de sua mão, Deck, ou Cemitério, possivelmente para Xyz Summon, durante esse mesmo turno. 

"Hieratic Dragon of Eset" também ajuda muito na rotina do Deck de Xyz Summon, uma vez que seu efeito pode imediatamente igualar o nível de todos os monstros Hieratic no campo igual ao Level do monstro Normal que você escolher. Devido à natureza da maioria dos monstros Hieratic, invocar Dragons Normal para o seu campo é uma tarefa fácil (ainda mais fácil com "Hieratic Dragon of Tefnuit" em jogo). Eset também pode ser Normal Summoned de graça, pronto para Xyz Summon se você tiver um monstro Dragon Normal.

Hieratic é um arquétipo que consegue trabalhar facilmente com Xyz Summon de Level 5, 6 e 8, tendo ai, um arsenal enorme de Xyz Monsters de alta qualidade, para diversos tipos de situações. E com seus combos, é possível utilizar vários deles em um único turno. O mais comum que é aconteça, é estar usando um monstro Normal Monster com um monstro Hieratic, não que seja impossível usar dois Hieratic ou dois Normal, mas a probabilidade com um de cada é maior.

Vale lembrar que "Hieratic" surge em meio a um Metagame muito rápido e veloz, onde a necessidade de se encerrar o duelo rapidamente era uma coisa muito importante, visto que nesse mesmo momento, existia decks como Inzektor, Wind-Up, Chaos Dragon e Dino Rabbit em sua melhores formas, então era algo bem complicado, mas Hieratic com sua jogabilidade não se deixou abater.   



Decklists



Inicialmente, irei postar duas Decklists Hieratic, que se diferenciam em alguns aspectos, mas o foco final, é o mesmo, porque a estrutura do arquétipo pedi isso.


1ª Hieratic Ray





Monster Cards (23):

1x - Blue-Eyes White Dragon
2x - Curse of Dragon
1x - Rabidragon
2x - Wattaildragon
1x - Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning
2x - Cardcar D
1x - Gorz, the Emissary of Darkness
3x - Hieratic Dragon of Eset
2x - Hieratic Dragon of Nebthet
3x - Hieratic Dragon of Su
3x - Hieratic Dragon of Tefnuit
1x - Honest
2x - Lightray Diabolos ou Lightray Gearfried
2x - Maxx "C"
1x - Red-Eyes Darkness Metal Dragon
2x - Tragoedia

Spell Cards (11):

2x - A Wingbeat of Giant Dragon
1x - Dark Hole
1x - Heavy Storm
2x - Hieratic Seal of Convocation
1x - Monster Reborn
2x - Mystical Space Typhoon
2x - Trade-In

Extra Deck:

1x - Constellar Pleaides
1x - Constellar Ptolemy M7
2x - Gaia Dragon, The Thunder Changer
1x - Gauntlet Shooter
2x - Hieratic Dragon King of Atum
2x - Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis
1x - Number 61: Volcasaurus
1x - Photon Strike Bounzer
1x - Shark Fortress
1x - Sword Breaker
1x - Tiras, Keeper of Genesis
1x - Wind-Up Arsenal Zenmaioh

Estratégia:

Antes de mais nada, gostaria de dizer, que esse é um Deck que depende bastante, demais, do Extra Deck, pois são cartas de lá, que farão o Deck rodar maravilhosamente, portanto, qualquer carta que atrapalhe trazer os monstros de lá, pode causar um grande prejuízo, mas deixando isso de lado, vamos falar sobre as partes boas. "Hieratic" é arquétipo um agressivo, violento, e que com uma piscada de olhar, pode encher o campo inteiro de monstros e dar um belo de um One Turn Kill, portanto, as cartas do arquétipo, buscam exatamente isso, o swarm e o ataque finalizador. Diante disso, explicando o Combo, encontramos cartas como "Hieratic Dragon of Eset" e "Hieratic Dragon of Tefnuit", que são os dois "Hieratic" que irão entrar em campo, para dar inicio e uma sequencia de jogadas.

Após um desses dois "Hieratic" estarem em campo, permite-se o ato dos "Hieratic Dragon of Nebthet" e "Hieratic Dragon of Su" que tributaram o "Eset" ou "Tefnuit", assim ativando o efeito principal dos "Hieratic", que é trabalhar com o Special Summon de Dragon Normal Monster do Deck, sendo que se for pelo "Nebthet" o mais ideal é um Normal Level 5, já o "Su" o monstro será Level 6, mas não quer dizer que é só esse padrão, mas vai depender do que você tem em campo e mão, que possa alterar isso.

Após isso, entra então o principal Xyz do Deck, que é o "Hieratic Dragon King of Atum", que é um monstro que te permite buscar qualquer Dragon do Deck para o campo, contanto que sua condição lhe permita isso, claro. Com ele você terá diversas opções de monstros a serem selecionados no Deck, como "Red-Eyes Darkness Metal Dragon" - que digamos ser uma das principais cartas do Deck, que te permitirá fazer combos, que logo abaixo estarei explicar - ou então trazer outro "Hieratic" para o campo, para que assim, use em um Xyz, caso já tenha um monstros do mesmo Level do "Hieratic" trazido, ou então, usa-lo para combinar com um "Nebthet" ou "Su" da sua mão. Além dessas opções, você pode trazer os Dragon Normal Monster, mas essa opção é a menos comum. 

Caso escolha trazer o "Red-Eyes Darkness Metal Dragon", ele te possibilitará a escolha de trazer um Dragon da sua mão ou Cemitério de volta para o campo, isso uma vez por turno, entorno disso, você poderá trazer um monstro "Hieratic" para continuar combando, um Normal  para Xyz, ou um monstro Dragon qualquer de alto ataque, que pode ser os referidos também.

Esse Deck possui várias fragilidade, principalmente quando se encontra com um campo inimigo cheio de cartas Armadilhas, ai a coisa fica bastante complicada, então é por isso que a "A Wingbeat of a Giant Dragon" foi integrada ao Deck, pois você pode fazer o Normal Summon de "Eset" e usa-lá, assim como "Tefnuit" também, e nosso amigo "Red-Eyes" é outro nessa lista de cartas que podem ser combinadas com a "Wingbeat". 

Caso nosso oponente entre com cartas como "Torrential Tribute", nem tudo está perdido, pois você praticamente poderá invocar outro Boss do Deck, que é os nossos amigos "Lightray Diabolos" ou "Lightray Gearfried" dependendo da quantidade de cartas que foram mandadas ao Graveyard, mas geralmente, seu oponente esperará você trazer uma grande quantidade de monstros para usa-lá. Uma outra forma de se livrar de cartas Spell/Trap de seu oponente, é usando o efeito do "Su", tributando "Hieratic" na sua mão, e fazendo mais Special Summon, e não podemos esquecer da "Mystical Space Typhoon".

Existe algumas diferenças entre usar "Lightray Diabolos" ou "Lightray Gearfried" que explicarei agora; primeiramente, "Lightray Diabolos" é um Dragon, e pode te ajudar a se livrar de cartas sets, sendo um Dragon, ele combinar com "Wingbeat" também, o lado ruim dele, é que ele é Level 7, então fica meio complicado usa-lo para um Xyz Summon, a não ser se for usar para fazer "Gaia Dragon, the Thunder Changer". Já "Lightray Gearfried" não é Dragon, é Warrior, não que isso influencie em algo nesse caso, mas o que é bom dele, é que ele é Level 8, podendo combinar com outros monstros do mesmo Level, para fazer Xyz Rank 8, trazendo assim, a melhor carta do Deck, que é o "Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis". Outro esquema para "Gearfried" é combina-lo com "Trade-In" que é uma das cartas que pode te dar uma boa vantagem de mão, ou a possibilidade de puxar cartas para a continuação de Combos, só que "Gearfried" não poderá usar seu efeito, já que ele depende de Warriors para isso. 

Ai fica da escolha do usuário do Deck, que pode escolher ou um ou outro, ou então alternado até, que também pode valer a pena, lembrando que ambos são Light, com 2800 de ATK, só que o "Gearfried" tem mais DEF, mas a condição de invocação é a mesma. Eles trabalham no esquema dos "Elemental Lord", por isso gostei de coloca-los no Deck, como uma representação. Um dos motivos para usa dois Dragon Normal Monster diferentes, era pra facilitar o Summon dos "Lightray", se fosse possivel, faria o mesmo com os outros Normal.

"Hieratic Seal of Convocation" é a carta que basicamente busca qualquer "Hieratic" do Deck para mão.

O Deck não usa Trap Cards para se proteger, ai que entra nossa defesa ofensiva, que é "Tragoedia" e "Gorz, the Emissary of Darkness", que são bem conhecidos pelo publico então não preciso ficar dando muitos detalhes sobre o que ambos fazem, mas assim, você pode aproveitar o "Tragoedia" para fazer Xyz (risos). E "Honest" também é outro tipo de defesa ofensiva, que pode ser muito prejudicial ao oponente, destruindo aqueles bichos com alto poder de ataque, ou sendo um elemento surpresa de sempre.

Maxx "C" é uma carta que serve como Draw Power, além de poder parar jogadas do oponente, combinando com "Tragoedia" e "Gorz, the Emissary of Darkness", e temos outra letra na jogada, que é o "Cardcar D", que é mais uma forma de Draw Power, e "Trade-In" que usasse com qualquer Level 8 do Deck.     

Agora irei falar sobre alguns Xyz específicos, que são "Constellar Ptolemy M7" e "Shark Fortress", esses dois monstros podem mudar sua forma de vencer, o primeiro, pode retornar monstros do Cemitério ou campo, de volta pra mão, ai você pode usar para retornar um "Red-Eyes" que foi introduzido a partir de um "Atum", ou um "Hieratic" mesmo, e até mesmo monstros de seu oponente. Já "Shark Fortress" é uma carta que te permite escolher um monstro no campo, e esse monstro escolhido atacará duas vezes durante esse turno, sendo assim, um "Blade Armor Ninja" Rank 5. Imagine só poder atacar duas vezes com um monstro de 3000 ou 2800, bem legal, né?

O "Gaia" você pode estar Summonando, anexando a maioria dos Xyz do Deck. 

Aqui está uma demonstração do que o Deck pode fazer:



Agora vamos a segunda Decklist.



2ª Chaos Hieratic      


Monster Cards (31):

2x - Curse of Dragon
2x - Wattaildragon
1x - Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning  
2x - Card Trooper
1x - Chaos Sorcerer
1x - Gorz, the Emissary of Darkness
3x - Hieratic Dragon of Eset
1x - Hieratic Dragon of Nebthet
3x - Hieratic Dragon of Su
3x - Hieratic Dragon of Tefnuit
2x - Lightpulsar Dragon
3x - Lyla, Lightsworn Sorceress
1x - Red-Eyes Darkness Metal Dragon
2x - Ryko, Lightsworn Hunter
2x - Tour Guide From the Underworld
2x - Tragoedia

Spell Cards (9):

1x - Charge of the Light Brigade
1x - Dark Hole
1x - Heavy Storm
2x - Hieratic Seal of Convocation
1x - Monster Reborn
3x - Solar Recharge

Extra Deck:

1x - Abyss Dweller
1x - Constellar Ptolemy M7
2x - Gaia Dragon, the Thunder Changer
1x - Gauntlet Shooter
2x - Hieratic Sun Dragon King of Atum
1x - Maestroke the Symphony Djinn
1x - Number 25: Focus Force
1x - Number 61: Volcasaurus
1x - Photon Strike Bounzer
1x - Shark Fortress
1x - Starliege Paladynamo
1x - Tiras, Keeper of Genesis
1x - Wind-Up Zenmaines

Estratégia:


Bom, eu expliquei a Decklist anterior e tudo mais, e agora eu mando a pergunta: Vocês conhecem o todo poderoso "Chaos Dragon"? Acho que pelo menos a grande maioria sim, então, esse Deck de agora, mistura a jogabilidade dos Hieratic que foi explicado mais acima com a do Deck "Chaos Dragon".

Como a grande maioria já sabe, "Chaos Dragon" é um Deck que busca bastante trabalhar com Graveyard, e por ser Chaos, ele prioriza monstros do atributo Light e Dark, e de certa forma de atributo é os Hieratic? Light. Isso mesmo, "Hieratic" pode combinar com os Chaos Dragons, e esse Deck é demonstração disso.

Inicialmente, esse Deck ainda possui certas jogadas padrões do "Hieratic", assim como o Deck anterior, então eu vou explicar mais a parte dos "Chaos Dragon". Antes de tudo, percebemos a entrada de cartar que mandam outras cartas para o Cemitério, e essas são os "Lightsworn" e "Card Trooper", que farão isso, dando abertura para a entrada do esplendido "Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning", que é sempre um monstro complicado de se enfrentar, "Chaos Sorcerer", que é a versão do "Black Luster Soldier", mais fraca mas muito interessante também, e por ultimo um Dragon, o "Lightpulsar Dragon", que é um monstro que dá muita dor de cabeça ao oponente, e sendo Level 6, ele combina com os "Hieratic" facilmente, podendo ser usado como Material de Xyz.

A jogada principal do "Chaos Dragon" está presente, que é interagir "Lightpulsar Dragon"com "Red-Eyes Darkness Metal Dragon" juntos em campo, dificultando bastante o oponente, que estará diante do poderoso "Combo Dragon", sem conta que não termina por ai, já que você ainda tem os "Hieratic" para fazer swarm de mais monstros, além do próprio "Black Luster Soldier" e "Chaos Sorcerer", que ajudam na jogada finalizadora.

Os "Lightsworn", além da função de mandar cartas para o Graveyard, eles servem como uma forma de se livrar de certas cartas do oponente que podem futuramente atrapalhar os planos do Deck, com "Ryko" e "Lyla", que digamos ser os melhores "Lightsworn" existentes, ou pelo menos os mais viáveis, e dessa forma, como usasse "Lyla", que é um monstro Level 4, é possível utilizar monstros Xyz Rank 4, para qualquer situação mais complicada, como "Maestroke the Symphony Djinn" e "Starliege Paladynamo" que são extremamente ótimos monstros.

"Tour Guide From the Underworld" também se encontra, pois ela pode trazer facilmente "Wind-Up Zenmaines" a campo, que é uma forma de segurar o jogo, além de ser Dark, podendo ser usada como "Food" para os "Chaos" Monsters, ainda mais por geralmente poder ter as duas no Grave, já que ambas facilmente entram rápido no campo, logo, podem entrar da mesma forma no Grave (risos).

"Charge of the Light Brigade", pode mandar cartas do Deck pro Cemitério para buscar "Lyla" ou "Ryko", e "Solar Recharge" é uma forma de fazer um Draw Power, além de mandar cartas pro mesmo lugar.

"Card Trooper" faz o mesmo, só que ele quando é destruído, permite que o jogador puxe uma carta. "Tragoedia" e "Gorz" acho que não preciso explicar de novo então, vou passar pra próxima etapa.   


Obs: Nessa Decklist você pode altera-la para integrar monstros como "Genex Ally Birdman", "Maxx "C"", "Effect Veiler", "Eclipse Wyvern", "Darkflare Dragon", entre outros. Até mesmo Spell, como "Allure of Darkness" e tal.



Fraquezas do Arquétipo


Bom, os "Hieratic" são monstros que necessitam de Tributo para a ativação de seus efeitos, então cartas como "Mask of Restrict", "Fog King", e etc, previnem que isso aconteça, gerando um certo Lockdown.

Também cartas como "Light-Imprisoning Mirror" impedi a ativação dos efeitos dos monstros "Hieratic", tanto no campo, quanto no Graveyard, quando são tributados, já que todos são do atributo Light.

Cartas que impeçam Special Summon também podem ser bastante prejudicial, como "Fossil Dyna Pachycephalo", "Evilswarm Ophion", "Steelwarm Roach", sendo que a maioria dos Hieratic são Level 5 ou maior, ai complica bastante.

Outra coisa que pode atrapalhar muito, são cartas de destruição em massa, como "Torrential Tribute", "Mirror Force", "Dark Hole", entre muitas outras.

Cartas que parem OTK, como Battle Fader e derivados, podem atrapalhar bastante também.



Trivia



Vamos falar sobre mitologia egípcia:

Os monstros neste arquétipo são baseadas nas quatro primeiras gerações de deuses da mitologia egípcia. Atum deu origem a Shu e Tefnut, que deram origem a Geb e Nut, que deu origem a Osíris, Isis, Néftis  e Set. Eles foram conhecidos coletivamente como a Enéade.

Uma enéade era na mitologia egípcia um agrupamento de nove divindades, geralmente ligadas entre si por laços familiares. A palavra enéade é de origem grega; em egípcio usa-se a palavra Pesedjet.

Conhecem-se várias enéades, sendo a mais importante a da cidade de Heliópolis, cidade do Baixo Egipto.

De acordo com o mito elaborado pelos sacerdotes da cidade, no princípio existia apenas as águas de Nun, das quais emergiu a colina primordial. Nesta colina encontrava-se um deus que se tinha gerado a si próprio, Atum. Através do sêmen produzido pelo ato de masturbação do deus, nasceram outras divindades, Chu (o ar) e Tefnut (a umidade). Esta casal procriará e dele surgem Geb (a terra) e Nut (o céu). Estes últimos geram cinco filhos: Osíris, Ísis, Set , Hórus e Néftis.

Embora pareça estranho, nem todas as enéades egípcias eram constituídas por nove deuses. Por exemplo, a Enéade de Abido era composta por sete deuses e a de Tebas por quinze. A razão para tal encontra-se na perda do sentido etimológico inicial de Pesedjet como grupo de nove deuses; o conceito passou a ser um mero agrupamento de divindades.

Existiu igualmente uma "Pequena Enéade de Heliópolis" composta pelos deuses Tot, Anúbis, Maet e Khnum.

  • Atum: É um neter egípcio, adorado em Heliópolis. É o resultado da transformação de Nun, o ser subjetivo ao ser objetivo. Aparece desde cedo como deus primordial e criador pois deu origem a uma explosão que gerou os demais corpos celestes do universo, mas sendo um evento pré-planejado. Este cria o sol da tarde e quando "torna-se a si mesmo", toma forma de Rá, que inicia os neteru geradores e gera o sol da manhã. Atum foi o criador do céu e da terra separando-os. Mas no momento que "torna-se a si mesmo", une-se a Rá, e se transforma em único ser, que seria chamado de Atum-Rá. Atum cria os outros deuses através da masturbação, este gera Shu (ar), Tefnut (humidade), Geb (Terra) e Nut (céu). Como criador tem o direito de castigar a primeira geração de deuses por terem prevaricado em tudo o que cria.

  • Shu/Chu: No Card Game, conhecido como Su, é o deus egípcio do ar seco, do estado masculino, calor, luz e perfeição. Juntos, Shu e Tefnut geraram Geb e Nut. Shu é o responsável por separar o céu da terra (sendo representado como um homem tendo Geb, a terra, em seus pés, e levantando Nut, o céu, com os braços, numa representação que se assemelha ao Atlas da mitologia grega). É ele também quem traz a vida com a luz do dia. É representado como um homem usando uma grande pluma de avestruz na cabeça. Criou também as estrelas pelas quais os seres humanos podem elevar-se e atingir os céus e as colocou na cidade de Gaaemynu. Ele só se tornou popular a partir do Império Novo.

   




  • Tefnut (ou também Tefnet): É a deusa que personificava a umidade e as nuvens na mitologia egípcia. Tefnut simbolizava generosidade e também as dádivas e enquanto seu irmão Shu afasta a fome dos mortos, ela afasta a sede. Irmã e esposa de Shu, formava com ele o primeiro par de divindades da Enéade de Heliópolis. Também é filha de Rá. Sendo esposa de Shu, formava com ele o primeiro par de divindades da Enneade de Heliópolis. Mãe de Geb e Nut e avó de Osíris, Ísis, Seth, Néftis e Hathor.





  • Geb (ou Seb, como ficou conhecido mais tarde): Conhecido no Card Game como Gebeb, é o deus egípcio da terra. Era também um dos Enéade. Pai de Osiris, Horus, Ísis, Seth e Néftis e marido de Nut. Geb é o deus egípcio da terra, e também é considerado deus da morte, pois acreditava-se que ele aprisionava espíritos maus, para que não pudessem ir para o céu. Estimula o mundo material dos indivíduos e lhes assegura enterro no solo após a morte. Umidece o corpo humano na terra e o sela para a eternidade no túmulo. Suas cores eram o verde (vida) e o preto (lama fértil do Nilo). É o suporte físico do mundo material, sempre deitado sob a curva do corpo de Nut. É o responsável pela fertilidade e pelo sucesso nas colheitas. É sempre representado com um ganso sobre a cabeça, nas pinturas.



  • Nut: É uma deusa egípcia. Representava o céu e era significativamente invocada como a mãe dos deuses. É muitas vezes representada sob a forma de uma vaca, por alusão a uma metamorfose por que espontaneamente teria passado. Era representada por uma belíssima mulher, trazendo o disco solar orlando sua cabeça.
    Com o seu corpo alongado, coberto por estrelas, forma o arco da abóbada celeste que se estende sobre a terra. É como um abraço da deusa do céu sobre Geb, o deus da Terra.




  • Set/Seth: Conhecido no Card Game como "Sutekh", é o deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes. Seth era encarnação do espírito do mal e irmão de Osíris, o deus que trouxe a civilização para o Egito. Seth era também o deus da tempestade no Alto Egito. Era marido e irmão de Néftis. É descrito que Seth teria rasgado o ventre de sua mãe Nut com as próprias garras para nascer. O deus vermelho fazia de tudo para conseguir o controle dos deuses e ficar no lugar de seu irmão Osíris. Ele originalmente auxiliava Rá em sua eterna luta contra a serpente Apófis (o próprio caos) no barco solar, e nesse sentido Seth era originalmente visto como um deus bom.


  • Osíris: Conhecido como Asar, no Card Game, é um deus da mitologia egípcia, associado à vegetação e a vida no Além. Oriundo de Busíris, no Baixo Egipto, Osíris foi um dos deuses mais populares do Antigo Egipto, cujo culto remontava às épocas remotas da história egípcia e que continuou até à era Greco-Romana, quando o Egito perdeu a sua independência política. Marido de Ísis e pai de Hórus, era ele quem julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração ou psicostasia. Osíris, é sem dúvida o deus mais conhecido do Antigo Egipto, devido ao grande número de templos que lhe foram dedicados por todo o país; porém, os seus começos foram os de qualquer divindade local, e é também um deus que julgava a alma dos egípcios se eles iam para o paraíso (lugar onde só há fartura). Para os seus primeiros adoradores, Osíris era apenas a encarnação das forças da terra e das plantas. À medida que o seu culto se foi difundindo por todo o espaço do Egipto, Osíris enriqueceu-se com os atributos das divindades que suplantava, até que, por fim substituiu a religião solar. Por outro lado a mitologia engendrou uma lenda em torno de Osíris, que foi recolhida fielmente por alguns escritores gregos, como Plutarco. A dupla imagem que de ambas as fontes chegou até nós deste deus, cuja cabeça aparece coberta com a mitra branca, é a de um ser bondoso que sofre uma morte cruel e que por ela assegura a vida e a felicidade eterna a todos os seus protegidos, bem como a de uma divindade que encarna a terra egipcia e a sua vegetação, destruída pelo sol e a seca, mas sempre ressurgida pelas águas do Nilo.



  • Néftis: Conhecida no Game como "Nebthet", é uma divindade da mitologia egípcia. Representava as terras áridas e secas do deserto e a morte. Ela ajudou Ísis a recolher os pedaços de Osíris quando Seth o destruiu. O seu nome significa "Senhora da Casa" ou "Senhora do Castelo", entende-se como casa o lugar onde Hórus vive. Por oposição a sua irmã, cujo culto era celebrado em diversos templos, Néftis não era venerada de forma isolada, privando-se assim de uma existência autônoma, fato que justificava a sua constante aparição ao lado de Ísis. A sua associação ao Culto dos Mortos aflorou do mito osírico, no decorrer do qual a sua presença é incontornável. Representada como uma mulher com cabeça de cobra ou uma serpente com cabeça de mulher,uma cobra ou um escorpião com cabeça de mulher ou um simples escorpião.Na maioria das vezes era como uma mulher com asas e o seu nome em hieróglifo na cabeça. Néftis e Ísis são incumbidas de velar pelo morto. Por conseguinte, Néftis era representada na cabeceira dos sarcófagos reais do Império Novo, enquanto que Ísis surgia aos pés dos sarcófagos, da mesma forma várias vezes eram evocadas em cenas de julgamentos dos mortos. As duas deusas e irmãs são efígies do "barco que transportaria o defunto na sua derradeira viagem até o paraíso". Deste modo, e juntamente com Selkis e Neit, oferecem a sua proteção aos vasos canópicos, onde as vísceras do falecido eram conservadas.

  • Ísis: Conhecida como Eset no Game, é uma deusa da mitologia egípcia, cuja adoração se estendeu por todas as partes do mundo greco-romano. Foi cultuada como modelo da mãe e da esposa ideais, protetora da natureza e da magia. Era a amiga dos escravos, pescadores, artesãos, oprimidos, assim como a que escutava as preces dos opulentos, das donzelas, aristocratas e governantes. Ísis é a deusa da maternidade e da fertilidade. Os primeiros registros escritos acerca de sua adoração surgem pouco depois de 2500 a.C., durante a V dinastia egípcia. A deusa Ísis, mãe de Horus, foi a primeira filha de Geb, o deus da Terra, e de Nut, a deusa do Firmamento, e nasceu no quarto dia intercalar. Durante algum tempo Ísis e Hator ostentaram a mesma cobertura para a cabeça. Em mitos posteriores sobre Ísis, ela teve um irmão, Osíris, que veio a tornar-se seu marido, tendo se afirmado que ela havia concebido Horus. Ísis contribuiu para a ressurreição de Osiris quando ele foi assassinado por Seth. As suas habilidades mágicas devolveram a vida a Osíris após ela ter reunido as diferentes partes do corpo dele que tinham sido despedaçadas e espalhadas sobre a Terra por Seth. Este mito veio a tornar-se muito importante nas crenças religiosas egípcias. Ísis também foi conhecida como a deusa da simplicidade, protetora dos mortos e deusa das crianças de quem "todos os começos" surgiram, e foi a Senhora dos eventos mágicos e da natureza. Em mitos posteriores, os antigos egípcios acreditaram que as cheias anuais do rio Nilo ocorriam por causa das suas lágrimas de tristeza pela morte de seu marido, Osíris. Esse evento, da morte de Osíris e seu renascimento, foi revivido anualmente em rituais. Consequentemente, a adoração a Ísis estendeu-se a todas as partes do mundo greco-romano, perdurando até à supressão do paganismo na Era Cristã. 

  • Heliópolis era o nome que os gregos antigos davam à cidade egípcia de Iunu (jwnw) ou Iunet Mehet (traduzido do egípcio antigo, "O Pilar" ou "Pilar do Norte"). Capital do XIII nomo do Baixo Egipto, foi uma das cidades mais importantes do ponto do vista religioso e político durante a época do Império Antigo. Situa-se a cerca de dez quilómetros a noroeste da actual cidade do Cairo. A cidade existia já na Época Tinita, tendo recebido grandes projectos de construção no Império Antigo e no Império Médio. Hoje em dia, esta cidade está praticamente destruída. A divindade principal da cidade era o deus solar Rá, que era adorado no templo principal da cidade. "Heliópolis" é uma palavra com origem na língua grega, significando "cidade do sol", pela junção de hélios (sol) e pólis (cidade).

  • Podemos dizer até então que "Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis", represente a entidade de , na qual, é o deus do Sol do Antigo Egito. No período da Quinta Dinastia se tornou uma das principais divindades da religião egípcia, identificado primordialmente com o sol do meio-dia. Através de Atum, ou como Atum-Ra, também era visto como o primeiro ser, responsável pela origem da Enéade, que consistia de Shu e Tefnut, Geb e Nut, Osíris, Seth, Ísis e Néftis. Nos textos das pirâmides, Rá e Hórus são claramente distintos (por exemplo, Hórus remove para o sul do céu o trono de Rá), mas em dinastias posteriores Rá foi fundido com o deus Hórus, formando Re-Horakhty ("Rá, que é o Hórus dos Dois Horizontes"), e acreditava-se que era soberano de todas as partes do mundo criado (o céu, a terra e o mundo inferior.) É associado com o falcão ou o gavião. No Império Novo o deus Amon se tornou proeminente, após fundir-se com Rá e formar Amon-Rá.

  • Cada monstro "Hieratic" possui um simbolo egípcio em seu corpo.
  •  O arquétipo foi criado no ano de 2012, na qual é considerado o ano do Dragão, na China.
  • Esses Dragon, tem uma estrutura corporal muito parecida com os "Galaxy-Eyes Photon Dragon" e "Neo Galaxy-Eyes Photon Dragon", com a iluminação, asas e etc.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Bom, é isso, o post ficou meio grandinho novamente, mas acho que ficou bastante recheado e interessante, portanto, tomara que vocês gostem das informações contidas, é um arquétipo até que recente, que pode sim, receber suportes futuros, então só resta esperar. Sobre as mitologias egípcias, as informações contidas, não são 100% seguras, e até mesmo eu não sou uma especialista para falar, a fonte que usei, foi o bom e velho Wikipédia, mas acho que já está valendo pela intenção.

As Decklists que escolhi para postar não são aquelas mais conhecidas, como o "Hieratic" normal e o "Gishki Hieratic", quis expor algo um pouco mais diferente. 

Pedido que ia fazer: Por favor não tentem dar mais de 1 voto na enquete, isso ajuda a ter uma melhor organização, e sem injustiça com ninguém, não que eu esteja julgando que isso tenha acontecido, mas é melhor sermos justos, pois como eu disso, se não ganho agora, pode ganhar depois, paciência pessoal, então é isso.

Muito obrigada pela leitura de todos, espero que comentem se possível, mesmo que não tenha lido tudo, eu adoro ler os comentários, e até mesmo responde-los. A God of Death agora tem uma página no Facebook, que logo mais será integrada ao Blog, se possível, curtam, comentem e compartilhem o que é divulgado lá. Agradeço pela atenção e carinho, beijos e tchau. o/


Link da Página:  http://www.facebook.com/pages/God-of-Death/225258957619373








Mas Yugi, é uma carta God !!! O.o
     

Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Parabéns zombie, otimo post, tem informações bem legais, como os nomes e os deuses

    ResponderExcluir
  2. Nossa O.O os Hieratic tinham mta coisa do que se falar mesmo hein? e você mais uma vez conseguiu apresentar de forma perfeita o arquetipo, esta de parabéns(como sempre), belissimo post.
    Uma coisa que eu reparei é que não tem Hieratic referente ao Horus, e ele pareceu ser importante na Mitologia e tals. Podia ter um Hieratic dele *O*
    Enfim, parabens(denovo) e continue assim Nath \O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, porque existe um Dragão que se chama Hórus em si, ai não sei te dizer se existe essa possibilidade.

      E pois é, teve bastante coisa pra contar nesse arquétipo, eu mesma aprendi fazendo, achei bem legal, é mais pouco sobre cultura mundial que podemos absorver.

      Muito obrigada pela leitura. o/

      Excluir
  3. yugioh também é cultura huausaauushauhauhah, aew up, seus posts humilham qualquer um, olho esse seu post aew, imenso, com histórias sobre o hieratic, e talz, me sinto humilhado D; ótimo post, hj eu vi como é foda fazer um e.e

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que Yu-Gi-Oh! é cultura, existe diversos contextos em volta de simples cartas, e isso acontece com muitas cartas, porque no processo criativo das mesmas exige buscar inspirações, e é isso o que está por traz , e não é só com Yu-Gi-Oh!, muitas coisas são assim.

      E realmente, preparar um post não é tão simples, mas também não é tão complicado, e o resultado final que compensa, e é isso que eu tenho a te dizer, não desistir dos seus. É claro que se eu fosse um pouco mais insana, podia me aprofundar ainda mais e mais, só que isso iria virar uma bíblia, e ninguém ia ler (já acho difícil alguém ler pelo tamanho que está), mas enfim.

      Muito obrigada pela leitura, e espero que meus posts sirvam de inspiração para os seus, e que você chega a fazer até melhores. o/

      Excluir
  4. Foi um post muito completo e você expôs de uma maneira muito interessante :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, você me dizendo essas palavras, eu fico muito grata, é uma satisfação ver comentários falando bem do post e tal. Muito obrigada mesmo, e continue acompanhando o Blog. o/

      Excluir
  5. na print do duelo nem da para saber quem é o adversario viu lol zica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu sei, é um sujeito cantor de "Oi Oi Oi", mas enfim, melhor deixar ele censura na dele lá. -q

      Muito obrigada pela leitura. o/

      Excluir
  6. Eu iria adorar se você fizesse uma bíblia como mencionado nos comentários acima e leria com o maior prazer, mas realmente já está num nível muito bom ;)

    Avalio esta Trivia como sendo uma das melhores, se não a melhor, que a senhorita fez até agora e, por isso, recebe meus sinceros parabéns. Nunca fui um grande fã da mitologia egípcia em si, mas este artigo despertou minha curiosidade no assunto =]

    É bem irônico o fato de todos egípcios estarem respirando semen e vivendo sobre ele, além de almejar nadar sobre ele com máquinas voadoras! Sério, acho que esta religião tinha segundas intenções kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente foi a maior Trivia que eu já fiz, eu queria ter feito nos Blackwing também, mas o post já tava enorme, e tava sem idéias de onde buscar as fontes, mas enfim.

      Sobre o fator de transforma em uma bíblia, pode ser agradável pra ti e tal, mas como eu sei que a maioria dos leitores, são seres extremamente preguiçosos, então fica complicado.

      Ainda bem que você gostou do post, fico bastante feliz.

      Muito obrigada pela leitura. o/

      Excluir
  7. Nossa, esse sim é um ótimo post...adorei *-* Hieratics são massa, gostei mais ainda depois de saber da parte mitológica deles, MT BOM! Só podiam ser dragons monster ne haha.
    Parabens Nath, sempre capricha em tudo que faz ^.~
    Até a proxima..

    ResponderExcluir