Translate

quinta-feira, 28 de março de 2013

Carta da Semana - Legendary Six Samurai - Kizan

E ae galerinha do mal, tudo bem? Aqui estou eu de novo para a análise de mais uma Carta da Semana, que desta vez não é o monstro principal de seu arquétipo, contudo, mesmo não sendo o monstro Ás, desempenha um papel importante para o funcionamento do deck estando presente em toda List que se preze de seu devido arquétipo. Enfim a Carta da Semana é:
                                                    
 LegendarySixSamuraiKizan-SDWA-EN-C-1E


If you control a face-up "Six Samurai" monster with a different name, you can Special Summon this card (from your hand). While you control 2 or more other face-up "Six Samurai" monsters, this card gains 300 ATK and DEF.

Se você controla um monstro "Six Samurai" virado para cima, exceto "Legendary Six Samurai - Kizan", você pode Special Summon está carta da sua mão. Enquanto você controla outros 2 ou mais monstros "Six Samurai",  virados para cima, esta carta ganha 300 ATK e DEF.

Como podemos observar ele pode se invocar specialmente da sua mão para o campo bastando ter um mísero monstro "Six Samurai" no campo e caso você tenha mais um montro "Six Samurai" no campo ele fica com 2100 de ataque se tornando um ótimo beater.
Mas o que torna o Kizan tão importante não é seu bonus de ataque, e sim sua capacidade de swarm que torna possível os mais variados combos com os Six Samurai.

Uma das coisas que torna o Kizan excepcional é seu atributo. Graças a ele ser do atributo Earth, ele pode servindo de material para um Naturia Beast Barkion. A simples presença do Kagemusha of the Six Samurai ja permite o efeito do Kizan de se invocar especialmente no campo tornando possível a vinda do Barkion ao jogo podendo abrir vantagem contra decks que usam bastantes traps como Macro Rabbit, Fire Fist e etc.

   

Outro fator muito importante sobre Kizan é o fato dele ser level 4 e do tipo Warrior, tal fator que possibilita o uso do Kizan como material para os Exceed mais ofensivos do Card Game: Heroic Champion - Excalibur e Blade Armor Ninja.



Combos:

GatewayoftheSix-SDWA-EN-C-1EDentre todas cartas do arquetipo "Six Samurai", atualmente, à duas que estão na Ban-list, são elas: Legendary Six Samurai - Shi En (o Synchro do arquétipo  e a Gateway of the Six (uma das cartas magicas do arquétipo . Bom, daremos maior atenção a Gateway pois ela juntamente com o Legendary Six Samurai - Kizan podem causar um Swarm poderosíssimo possibilitando um OTK ou ate mesmo um Lock poderoso no oponente deixando incapacitado de fazer as jogadas.Bom, vamos ao seu efeito: quando um monstro "Six Samurai" é invocado tanto normalmente quando especialmente você pode adicionar 2 "Bushido Counter" nessa carta. Dependendo do número de Bushido Counter no seu campo, você pode remove-los para ativar diferentes efeitos, por exemplo, ao remover 2 Bushido Counters para dar um boost no ataque de um Six Samurai ou Shien monster effect em 500 ou tambem removendo 6 Bushido Counter para invocar especialmente um Shien effect monster do seu cemitério para o campo. Mas o que realmente tornou a Gateway of the Six digna de estar na Ban-list foi seu poder de Search, porque ao remover 4 Bushido Counter dela você pode adicionar um monstro "Six Samurai" do deck ou cemitério para a mão. Enfim, o Kizan é o alvo perfeito desse efeito já que ele vem facilmente ao campo e ainda da mais 2 counters ao Gateway. Caso você tenha alem do Gateway, outras magicas que envolvam Bushido Counter's no campo por exemplo, um Gateway, um Six United e um Shien's Dojo, você apenas necessitaria de um monstro "Six Samurai" na mão para dar um poderoso OTK, tudo isso graças ao Kizan. Não entendeu? A seguir uma explicação mais detalhada:

  • Ative a Gateway of the Six, a Six United e a Shien's Dojo;
  • Invoque um Six Samurai qualquer e adicione os devidos Bushido Counter, 2 na Gateway, 1 na United e 1 no Dojo;
  • Use o efeito da Gateway de remover 4 Bushido Counter do seu campo adicionando o Kizan do deck para a mão;
  • Invoque o Kizan e readicione os Counter's em suas respectivas cartas;
  • Ative denovo o Gateway, buscando outro Kizan e invocando o mesmo readicionando os Counter's;
  • Usando os dois Kizan faça um Excalibur ou um Blade Armor ativando o seu efeito;
  • Use o efeito da Gateway removendo 4 counters do campo, adicionando um Kizan do deck ou cemitério para mão, assim, invocando ele no campo readicionando os Counter;
  • Gateway, mais um Kizan para a mão, invoque-o, readicione os Counters;
  • Usando dois Kizan faça um Excalibur/Blade Armor e use seu efeito;
  • Continue nesse ritmo fazendo Exceed rank 4 que possam detacar materias e também se possivel use o monstro "Six Samurai" que foi invocado no inicio do "Loop" para fazer um Synchro ou um Exceed (depende do Six Samurai invocado inicialmente).

A Gateway of the Six juntamente com o Legendary Six Samurai - Kizan permitem uma infinidade de jogadas diferentes, entre elas, gostaria de citar uma interessante chamada Ourobouros Loop. Ela se baseia no uso do efeito do  Evilswarm Ourobouros para descartar e banir todas as cartas do adversário  contudo, tal loop não é visto pela dificuldade do mesmo. A seguir veremos como seria o loop caso na sua "open hand" venham as cartas certas:

  • Ative a Gateway e mais duas cartas que utilizam "Bushido Counter's" e invoque normalmente a Hand of the Six Samurai, adicionando os devidos Counter's(2 na Gateway, 1 no Dojo e 1 na United);
  • Ative o efeito do Gateway removendo os counters e adicionando um Kizan do deck para a mão, invocando ele especialmente da mão, assim, readicionando os Counters. Faça isso até ter 3 Kizan em campo;
  • Usando os 3 Kizan traga um Evilswarm Ourobouros do seu Extra deck e use seu efeito para descartar uma carta da mão do oponente;
  • Ative novamente a Gateway  e remova os 4 counter adicionando um Kizan do seu grave para a sua mão, invocando-o no campo readicionando os Counter;
  • Ative o efeito da Hand of the Six Samurai, tributando o Kizan e destrua seu Ourobouros;
  • Ative o Gateway adicionando um Kizan no seu cemitério para a mão e invoque-o readicionando os counter, então repita o que foi feito acima até acabarem os Ourobouros no Extra deck;
  •  Quando seu estoque de Ourobouros acabar seu oponente deve ter apenas 2 cartas na mão e você terá ainda 4 counters para gastar, logo ative o Gateway novamente e traga o Kizan devolta invocando o mesmo, readicionando os counters,reativando o Gateway...
  • Por fim, novamente, você terá colocado 3 Kizan no campo e ainda com 4 counters no Gateway. Use dois Kizan para trazer o Daigusto Esmeral do seu Extra, ative seu efeito e volte os 3 Ourobouros para seu Extra deck e também puxe uma carta;
  • Apos isso, ative o Gateway, pegue um Kizan do Cemiterio, invoque ele, readicione os Counters, e ative o efeito da Hand tributando o Kizan e destruindo seu Daigusto Esmeral;
  • Gaste os Counter's do Gateway e repita todo o processo ate seus Ourobouros acabarem novamente, contudo, o efeito do ultimo Ourobouros sera destinado a banir uma carta do cemitério do oponente, sendo assim, seu oponente ficara sem cartas na mão, com 4 cartas no cemitério e você com 4 counters no Gateway;
  • Gaste esses 4 counters para reciclar um Kizan, readicionando os counters, por fim, tendo novamente 3 Kizan no campo;
  • Usando dois deles faça outro Daigusto Esmeral e ative seu efeito, porem, desta vez volte para o Extra deck 2 Ourobouros e o primeiro Esmeral;
  • Depois disso, é só repetir a jogada so que dessa vez banindo os monstros do cemitério do oponente e reciclando sempre 2 Ourobouros e um Esmeral até zerar o numero de cartas no cemitério do oponente;
  • Depois, basta dar um OTK poderoso usando o Gateway.
É um Loop fatal, porem, é facilmente parável e necessita de muitas cartas na mão para que funcione.


 DaigustoEmeral-DT07-EN-DUPR-DT    HandoftheSixSamurai-SDWA-EN-C-1E  

Origem:


O Legendary Six Samurai - Kizan, como pode é perceptível em seu nome, ele não é um Six Samurai comum, mas sim um "Legendary Six Samurai", um subarquetipo dentro dos Six Samurai. Ele veio ao TCG no pack Storm of Ragnarok, juntamente com seus irmãos de sub-arquetipo. O Kizan também esta presente no Structure deck dedicado aos Six Samurai, o Samurai Warlords; também estão presentes os Legendary Six Samurai Kageki e Enishi.

Agora que já vimos algumas das jogadas que envolvem o Kizan, sua utilidade no seu arquétipo e sua origem, chegou a hora de ver a decklist em que ele se encaixa:

Six Samurai


 

Monster(18):

3x - Kagemusha of the Six Samurai
2x - Legendary Six Samurai - Kageki
3x - Legendary Six Samurai - Kizan
1x - Legendary Six Samurai - Enishi
2x - Grandmaster of the Six Samurai
3x - Elder of the Six Samurai
1x - Spirit of the Six Samurai
1x - The Six Samurai - Zanji
2x - Effect Veiler

Spell(17):

1x -Dark Hole
1x - Heavy Storm
1x - Monster Reborn
1x - Book of Moon
1x - Gateway of the Six
3x - Asceticism of the Six Samurai
3x - Six Samurai United
2x - Shien' Dojo
3x - Shien's Smoke Signal

Trap (05):

1x - Solemn Judgment
1x - Solemn Warning
2x - Bottomless Trap Hole
1x - Double-Edged Sword Technique

Extra Deck:

1x - Legendary Six Smaurai - Shi En
1x - Ally of Justice Catastor
1x - Naturia Beast
1x - Naturia Barkion
1x - Black Rose Dragon
1x - Stardust Dragon
1x - Wind-Up Zenmaines
1x - Number 39: Utopia
1x - Maestroke the Symphony Djinn
1x - Heroic Champion - Excalibur
1x - Blade Armor Ninja
1x - Shadow of the Six Samurai - Shien
1x - Heroic Champion - Gandiva
1x - Gagaga Cowboy
1x - Number 61: Volcasaurus

O Kizan alem de ajudar a "lockar" o oponente sendo material para o Barkion também pode vir a ser útil como material para o Heroic Champion: Gandiva, um ótimo Exceed exclusivo para os monstros do tipo Warrior que pode prejudicar o funcionamento de certos decks como Wind-Up, Geargia, etc.


Curiosidades:

Segundo o Master Guide 3 Card Storyline o Legendary Six Samurai - Kizan seria a versão mais jovem do Grandmaster of the Six Samurai. Alguns dos fatores que sustentam essa ideia seria a capacidade de ambos se invocarem especialmente da mão bastando ter um monstro "Six Samurai" em campo, o fato do Kizan poder alcançar o ataque do Grandmaster e ambos serem Warrior's do atributo Earth.

O Kizan aparece na arte das seguintes cartas: Six Strike - Triple Impact, One Day of Peace e Shien's Dojo. A seguir a imagem das duas ultimas:


OneDayofPeace-PHSW-EN-C-1EShiensDojo-SDWA-EN-C-1E
  

Na Shien's Dojo Kizan esta supostamente treinando com o Legendary Six Samurai - Enishi, também esta presente nesta carta o famoso Gateway of the Six.


Bom aqui termina meu post sobre o Kizan, obrigado quem leu ate aqui e se puder comentar eu agradeceria. Outra coisa, sobre a Decklist, pode surgir a questão "Só 5 traps?". Sim. Eu acredito que os Six Samurai rodam muito melhor com poucas traps e se você discorda não estou nem ai. e.e

Vou deixar um video para vocês do Ourobouros Loop caso não tenham entendido nada da minha explicação:


 
Então é isso pessoal. até mais o/


Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Show de bola !
    Todos sabem que não tenho mt habilidade com outros decks a não ser chaos dragon... mas, é bem legal usar six sam, se dá varios lock mt loko, e o Kizan é uma carta bem op nesse deck ^^ .

    Parabens, nota 10 pro post :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns down \o/ Ótimo post ai fera

    ResponderExcluir
  3. Foi um post muito bom, mas tinha como melhorar a decklist se colocasse menos monstros, porque eles já tem muitas cartas de search, e usasse 2 ou 3 Double-Edged Sword Technique, para menor custo. Como o deck tem maior facilidade de fazer synchron do que exceed lv 4, eu acho que deveria ter no extra: 1 Beast God Vulcan + 1 Mist Wurm + 1 Armades, Keeper of the Illusions( só está disponível para usar no YGOPRO). Se trocasse os Effect Veiler e colocasse Fiendish Chain daria mais defesa para os monstros, tanto negando efeitos como parado ataques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, eu realmente pensei em colocar o Mist Wurm mas não encontrei espaço, acho que dois da double edge da pra encaixar mas 3 eu acho exagero. Enfim, mto obrigado por ler o post o/

      Excluir
    2. Não precisa de nem 2 ou 3 Double Edge Sword Technique, e a quantidade de Synchro está razoável, mas sim, está faltando um Synchro Level 6, mas pensando em TCG, seria o Gaia Knight, Force of the Earth, em OCG seria Beast God Vulcan. E Synchro Level 8, no caso, não usaria Stardust Dragon, porque muito difícil o Deck entrar com esse Level, então seria ou um Scrap Dragon ou um Colossal Fighter. E trocaria a Bottomless Trap Hole por Compulsory Evacuation Deviace. Já Mist Wurm, acho um monstro excelente, mas totalmente opcional, mesmo sabendo que ele pode salvar jogos, mas se for pensar bem, muita cartas poderiam salvar jogos em diversas situações.

      Sobre o fato de Six fazer mais Synchro com facilidade, eu digo que não é verdade, você faz Xyz, da mesma forma que faz Synchro, é uma proporção quase idêntica, só que é claro que você verá Six abrindo o Game com os Synchros bases do Deck, que são Shi En e os Naturia.

      No caso da Fiendish Chain ou Veiler, isso é de cada um, Veiler não para ataque, mas pode fazer Synchro, além disso, sendo facilmente sideada por cartas como Maxx "C", mas enfim.

      É por essas e outras que eu digo que Extra Deck deveria aumentar pelo menos a 20 cartas, ainda mais pela quantidade de monstros para Extra que lançam freneticamente, muitos excelentes monstros acabam ficando de fora.

      Excluir
    3. Gostei bastante do post, só gostaria de deixar claro que o Ouroboros Loop, é um combo considerado, muito dificil de se fazer, você não vai pegar um Deck Six Samurai e sair fazendo esse Loop, porque exige diversas cartas para seu feito, além de quebrar a consistência do seu Extra Deck, já que terá que usar alguns Ouroboros e Emeral para isso.

      Um pequeno combo que falta falar, é a combinação Kizan + Asceticism, que pode trazer Zanji do Deck, assim como também o próprio Grandmaster of the Six Samurai, para assim, tentar uma jogada finalizante. Sendo o Zanji, uma combinação para trazer diversos Xyz Rank 4 do Extra Deck, que vão depender de acordo com a necessidade do momento.

      Você também pode trazer Legendary Six Samurai Shi En ao campo, utilizando o Kizan, caso você use aquele macaquinho Level 1 no Deck, combinando assim, Kizan com Shien's Dojo. Mas isso, caso você use, claro, porque não é todos que usam esse monstro.

      Vou para o comentário por aqui, gostei do post, só achei que falto falar disso, parabéns. o/

      Excluir
  4. não to com muita vontade de comentar hoje mas gostei bastante do post

    ResponderExcluir