Translate

domingo, 7 de julho de 2013

Destaque da Semana - Phoenix Wing Wind Blast

Hello Everybody, hoje a análise é de uma carta que passou a ser usada muito recentemente nos Top Tier, principalmente nos Decks Prophecy/Spellbook. De certa forma, não podemos deixar de notar que ela serviu de alguma forma para que determinado Deck tenha surpreendido em grandes torneios, e como foi dito anteriormente, essa carta foi uma das coisas diferentes encontradas em um Deck Prophecy/Spellbook no Campeonato Nacional realizado na Itália, onde sua mecânica surpreendeu muito, pela falta do uso das tão poderosas "High Priestess of Prophecy" e também a ausência de cartas bem comum no Deck, como "Justice of Prophecy", e isso resultou em um segundo lugar para Andrea Zenari nesse campeonato. Mas porque isso? Qual o fundamento? Irei explicar, mas antes de tudo, vamos conhecer um pouco a carta:

  

(Normal Trap Card)

Efeito:

Discard 1 card to target 1 card your opponent controls; return that target to the top of the Deck.

Descarte 1 carta para selecionar 1 carta que seu oponente controla; retorne a selecionada para o topo do seu Deck. 

Inicialmente, seu efeito não é nada complexo de se entender, você simplesmente descarta uma carta na sua mão e retorna uma outra carta do oponente para o topo do Deck, isso não especifica nenhuma carta em si, você pode usa-lá para retornar qualquer carta, porém ela não pode ser usada para selecionar cartas viradas para que cima que não sejam Continuous, Equip Spell ou Trap Cards, porque quando elas são ativadas, são consideradas como "se tivessem destruídas", mesmo que elas não tenham sido mandadas para o Cemitério até a resolução da Chain. Se você seleciona uma carta Spell ou Trap virada para baixo, seu oponente pode ativa-las como uma Chain (no caso de Spell, só se for Quick Spell), e se elas não forem Continuas (Traps), elas não serão mandadas para o Topo do Deck, e sim para o Cemitério na resolução da Chain.    

Lembrando que o descarte aqui é um custo, portanto é obrigatório para a resolução do seu efeito. 

Tá, agora que foi explicado o seu efeito, qual seria o motivo para se usar essa carta em um Deck Prophecy/Spellbook? Vocês já chegaram a notar a Decklist inteira de Andrea Zenari nesse torneio Nacional na Itália? Vamos dar uma olhada: 



Monster Cards (7):

1x - Jowgen the Spiritualist
3x - Kycoo the Ghost Destroyer
3x - Spellbook Magician of Prophecy

Spell Cards (29):

1x - Book of Moon
1x - Heavy Storm
3x - Spellbook Library of the Crescent
1x - Spellbook of Eternity
3x - Spellbook of Fate
3x - Spellbook of Judgment
1x - Spellbook of Life
3x - Spellbook of Power
3x - Spellbook of Secrets
2x - Spellbook of the Master
2x - Spellbook of Wisdom
1x - Spellbook Star Hall
2x - The Grand Spellbook Tower
3x - Upstart Goblin

Trap Cards (4):

2x - Phoenix Wing Wind Blast
1x - Solemn Judgment
1x - Solemn Warning

Side Deck (15):

1x - Apprentice Magician
3x - Droll & Lock Bird
3x - Mind Crush
3x - Mystical Space Typhoon
2x - Old Vindictive Magician
3x - Summon Limit

Extra Deck (15):

1x - Abyss Dweller
1x - Daigusto Phoenix
1x - Diamond Dire Wolf
1x - Evilswarm Nightmare
1x - Evilswarm Thanatos
1x - Gachi Gachi Gantetsu
1x - Gagaga Cowboy
1x - Gem-Knight Pearl
1x - Maestroke the Symphony Djinn
1x - Number 16: Shock Master
1x - Number 39: Utopia
1x - Number 96: Dark Mist
1x - Photon Papilloperative
1x - Shining Elf
1x - Wind-Up Zenmaines


Para esclarecer o uso da carta, será importante entender um pouco a mecânica do Deck, então irei explicar para que nós possamos enxergar o que muda de fato. Esse Deck envolveu diversas discussões em profundidade, onde muitas delas ficaram em cima do não uso da "High Priestess of Prophecy", como foi anteriormente dito, e também pela força que um "Kycoo the Ghost Destroyer" pode ter em cima desse atual Metagame, pois digamos que com a ausência dela, ele se torna o principal monstro dentro dessa Decklist à medida que anteriormente, ele era usado mais como um Side Deck, então Andrea Zenari, o introduz dentro do Main Deck para possibilitar um maior controle do jogo, de forma intensa.  

Essa mudança foi muito questionada, porém um dos grande motivos não se encontra nesse fator não, o grande principio para que "Phoenix Wing Wind Blast" tenha crescido na escolha do duelista de encaixa-lá ao Deck, foi o uso de "Spellbook Library of the Crescent", mas porque? Vamos olhar o efeito dela:


'If you have no "Spellbook" Spell Cards in your Graveyard: Reveal 3 "Spellbook" Spell Cards with different names from your Deck, your opponent randomly adds 1 of them to your hand, and shuffle the rest back into your Deck. You can only activate 1 "Spellbook Library of the Crescent" per turn. You cannot activate any Spell Cards the turn you activate this card, except "Spellbook" Spell Cards."

"Se você não tem "Spellbook" Spell Cards no seu Cemitério: Revele 3 "Spellbook" Spell Card com nomes diferentes do seu Deck, seu oponente aleatoriamente adiciona 1 delas para a sua mão, e embaralha o resto de volta dento do seu Deck. Você pode apenas ativar 1 "Spellbook of the Crescent" por turno. Você não pode ativar nenhuma Spell Card no turno que você ativou está carta, exceto "Spellbook" Spell Cards."

Espera ai, está carta nem é tão boa assim, ela não pode ser ativa se tiver um "Spellbook" no Cemitério, então acaba se tornando inútil durante um certo tempo de duelo e mais utilizável no inicio do duelo, não é verdade? Então porque um jogador que conseguiu um segundo lugar em um torneio importante usava ela? Ela torna o Deck realmente mais consistente? Não tem nada de errado nisso ai? De certa forma, sim, ela pode ser uma complicação, entretanto é preciso analisar outras cartas encontrada dentro do Deck.

Geralmente, jogadores de "Prophecy/Spellbook" seguem praticamente uma jogada padronizada, que é uso da combinação de "Spellbook of Judgment", "Spellbook Secrets" e "Spellbook of Master", onde ele irá ativar "Judgment", logo em seguida ativar "Secrets" que será acompanhada por "Master" e depois um quarto "Spellbook", e isso resultará em um Special Summon de uma "Justice of Prophecy" na maioria da vezes, que por fim trará uma "High Priestess of Prophecy" junto com outra "Spellbook", uma jogada bem tipica de "Prophecy/Spellbook" focado na poderosa "High Priestess", e acho que vocês já devem ter percebido isso.      

E sempre notaremos a presença de três cópias de "Judgment" e "Secrets" (teoricamente uma obrigatoriedade encontrada), e muitas das vezes, você possui a ajuda de "Spellbook Magician of Prophecy" para suportar essas cartas, desde que seu oponente não tenha uma resposta contra ele, como "Effect Veiler", "Fiendish Chain", ou "Breakthrough Skill", que de certa forma, podem parar o efeito de busca do "Magician". A probabilidade de conseguir tal combo, como uso dessas cartas, e a ajuda do "Magician" é até que alta, digamos que de 25%, sendo assim 1/4 de chance de conseguir, e sem o uso do "Magician", isso cai pra 15% , bem menor a probabilidade. E acho que probabilidade de chance de que tais jogadas deem certo é o que defini uma parte do conceito de consistência do seu Deck, e podemos sim dizer, que esse valor não é tão bom, quando comparamos com um "Dragon Ruler" que fazem o que querem mais de uma vez turnos adentro, e isso pode acarretar em problemas futuros.

Mas o que isso tem a ver com "Spellbook Library of the Crescent"? O ponto principal do uso dessa carta é aumentar a probabilidade de chance que seu Deck possa encontrar cartas como "Spellbook of Judgment" e "Spellbook of Secrets" que você esteja precisando rapidamente, e se você rodar três dessa no Deck, a chance de você conseguir ela na mão de inicio é bem alta. E ela te de a oportunidade de conseguir uma das cartas que te falta para a realização das jogadas. Isso é um grande pulo nas probabilidades.

Com ela, você irá escolher três "Spellbook", que de certa forma, você manipulará para que seja uma essencial em sua mão, e geralmente isso ocasionará na escolha da Judgment" e "Secrets", e uma que você preferir, mas para ficar mais certo do combo, a terceira poderá ser uma "Spellbook of Master". E ai está uma grande carta, na qual irá resolver bastante problemas encontrados dentro da "Library". Você pode usar a "Master" para copiar a "Library" e assim usufruir novamente de seu efeito, porque você não pode ativar a "Library" se tiver "Spellbook" no Cemitério, mas você pode copia-lá com "Master", interessante não? Mas digamos que isso seja uma medida inconvencional, uma forma de sustentar o jogo.

E digamos que se você estiver falhado na busca por "Judgment" e "Secrets", poderá tentar novamente, usando a "Master", isso dá a você mais 10% de chance de conseguir o combo necessário. 

Agora vamos a parte que esse poste realmente é destinado a falar, na qual foi uma grande observação feita por Andrea Zenari, na qual jogou com duas cópias de "Phoenix Wing Wind Blast". Mas porque? Simples, falarei, mas antes de tudo, também devemos notar que Andrea Zenari também optou pelo uso de "Jowgen the Spiritualist" de uma forma mais frequente que nas Builds convencionais do Deck que vemos por ai, na qual usam ele como Side Deck, agora sim, é interessante perceber que ambas as três cartas no Deck possui um custo de descarte na qual pode ser usado para mandar para o Cemitério a "Library" que eventualmente possa estar morta em sua mão, e isso pode ser proveitoso, pelo fato de usarmos a "Master", sendo assim uma saída para o seu aproveitamento. E em um jogo contra "Dragon Ruler", essa carta pode extremamente interessante, já que permite tirar "Mecha Phantom Beast Dracossack" e "Number 11: Big Eye" antes mesmo deles ativarem seus efeitos. E ela também pode servir como uma opção interessante, quando não se usa "Mystical Space Typhoon", pegando backrows do oponente, ainda mais quando ele procura saída para tirar "Jowgen" e "Kycoo".    

Em tese, isso foi uma ótima estratégia, sendo um Metacall realmente proporcional a enfrentar "Dragon Ruler" frente a frente, e essas cartas diferentes formam uma sinergia uma com a outra, tanto que fica mais complicado você tentar rodar uma carta sem ter a outra, pois elas acabam compensando os defeito encontrados por causa dessa interação existente.


Bom, eu já falei o motivo por se usar a Trap Card, poderia acabar a postagem e seguir em frente, porém algumas coisas ainda ficaram explicitas, como o desuso da "High Priestess", mas porque a decisão de não usar mais ela? É elementar, ultimamente, uma das buscas para se parar "Dragon Ruler" e "Prophecy/Spellbook"  é a utilização de cartas que tem como intenção quebrar o Special Summon proveniente desses Decks, e possuímos vários exemplares disso, como "Evilswarm Ophion", "Vanity’s Emptiness" e até mesmo o próprio "Jowgen the Spiritualist", bastante comuns, e isso empaca na entrada da "High Priestess", e sem ela não ocorre mais esse problema, e mesmo que você ainda tenha que fazer o Special Summon da "Judgment" por exemplo, isso pode ser contornado mais facilmente se você usa o "Jowgen" e "Fate".


E também podemos declarar que se não usa "High Priestess", não tem muito motivo para se usar "Justice of Prophecy", e isso resulta menos problema durante a End Phase, com o amontoado de cartas que ficam em sua mão, tendo assim, uma maior controle das jogadas de forma simplificada, sem o uso dessa cartas. Praticamente, foi uma trocar de cartas que eram do Side Deck para o Main Deck, e isso ocasiono na retirada de cartas declaradas como a "grande potencia do Deck", mudando assim essa visão.  

Enfim, esse foi o assunto do nosso Destaque da vez, gostaria de ressaltar que isso aqui pode servir de grande base, pois antes de encaixar qualquer carta que esteja na "moda" pense em ver se existe uma certa ligação entre as cartas, isso pode no final fazer toda a diferença e ter um valor satisfatório no final. Então é super importante estar atento as decisões, e ao que você irá enfrentar, talvez seja interessante um post futuro sobre Metacall, que é o ato de analisar e tentar entender ao máximo as probabilidades, estratégias e saídas que seu Deck pode tomar para se sair bem contra as possíveis ameaças que você se destinará a encarar em  torneios e outros desafios, e iremos providenciar isso aqui logo mais.  

Espero que tenham gostado da postagem, não deixem de comentar e dizer o que vocês pensam a respeito, mas por favor, não façam comentário não construtivos, vamos ser conscientes. Muito obrigada pela atenção de todos, beijos e abraços, e tchau tchau. 

Página da God of Death no Facebook: 


Obs: Esse post down iria fazer, porém, eu decidir tomar posse da postagem e escrever o assunto.


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Muito bom Nath, gostei mesmo. Sobre a carta, tem o fato também dela poder proporcionar um draw morto para o adversário voltando, por exemplo, um Jowgen para o topo do deck.
    Enfim, parabéns o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem isso também, claro. Muito obrigada pela leitura. xD

      Excluir
  2. invadindo a internet da escola aqui e.e, enfim uma ideia para o próximo destaque "Darklight" , vocês podem se informar melhor sobre ela lendo esse post http://blog.coretcg.com/running-the-odds-dark-world-turbo/

    bem, espero voltar o mais rápido possível, enquanto isso fico só na saudade mesmo.

    para concluir belo post filhote

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Zero, saudades de ti. Sobre a próxima carta, já decidimos qual será, e logo mais iremos colocar aqui no Blog. :D

      Excluir