Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Será que eu vou? Ou será que eu não vou?

Bem hoje depois de muito tempo eu volto com algum post. O blog já estava ficando meio parado, então eu resolvi enrolar um pouco até o post do Archetype Series sobre os "Evilswarm" para dar continuidade com o Meta Game e falar sobre o Destaque, que alguns podem não ter percebido mas vai ser uma nova serie no blog.

Enfim hoje o tópico vai ser sobre algumas situações no jogo que criam certos dilemas, como por exemplo quando você esta prestes a fazer aquele Loop dos "Wind-Up" mas seu oponente ativa "Maxx 'C'" e você fica se perguntando:

"Sera que eu termino o Loop e tento OTK? Ou paro por aqui?" 

Bem, vai ser exatamente isso que vamos discutir aqui, quando que vale a pena continuar e ir para o tudo ou nada ou guardar seus recursos para uma futura investida.


Primeiro temos que ter em mente que esse tipo de situação não acontece somente com jogadas de Loop ou combos, mas também acontece com cartas singulares, exemplo: seu oponente esta usando "Mermail", um Deck que você sabe que tem grande poder de gerar OTK's alem de ter facilidade em Special Summon monstros, e você fica naquela duvida de quando usar a "Torrential Tribute" você pensa: "Sera que eu espero o próximo monstro ou ativo logo nesse?".

Saber a hora exata em que se deve ativar suas cartas ou prosseguir com aquela jogada, com intuito de ter o melhor resultado possível para a vitoria do jogo, é essencial. As vezes o melhor momento de ativar sua "Mirror Force" não é aquele momento em que ela irá tirar a maior quantidade de monstros do campo, mas sim no momento em que isso ira comprometer o desenvolvimento do jogo de seu adversário. 

Para isso você precisa ter uma grande habilidade para a leitura do jogo de seu adversário, mas isso somente é adquirido com muito treino e pratica, por isso eu vou abordar somente alguns casos bem específicos mas bastantes comuns.

Um dos casos mais comuns é na hora de quando continuar o seu combo quando seu oponente ativou um "Maxx 'C'" bem sucedido. O dilema de tentar o OTK nesse turno e dar uma grande vantagem para seu adversário no próximo turno caso falhe ou parar por ali e deixar seu campo vulnerável mas preservar o balanço do jogo  é as vezes insuportável, e poucas pessoas tem "coragem" de continuar o combo até o final.

Bem para analisar esse caso você precisa de alguns conhecimentos básicos estes seriam, conhecer o Deck do oponente, ter um bom julgamento de jogo, e atitude.

Vamos começar falando sobre como conhecer o Deck do seu oponente pode lhe ajudar a tomar certas decisões.

1° conhecendo o Deck do seu oponente você pode ter uma boa ideia de que cartas ele pode ter em seu Deck lhe dando segurança ou fazendo você repensar antes de tentar o combo.

Exemplo: contra um "Lightsworm" você sabe que um esse é um Deck que mesmo que não use muitas Traps para  impedir seus Summons, ele tem grande chance de possuir um "Gorz" ou um "Tragoedia" no Deck e quanto mais Draw você der para ele maior a chance de ele puxar um desses protetores. Embora essa ideia não se aplique em "Dragon Rulers" , então oque tiramos aqui é que prosseguir com a jogada contra "Lightsworm " pode ser uma péssima ideia , mas continuar com a jogada contra "Dragon Rulers" pode ser uma boa ideia, caso pretenda acabar com o jogo nesse turno. Obs: alguns "Dragon Rulers" estão usando "Swift Scarecrow" como Side ou Main.

Vamos ver agora o outro lado da moeda um Deck que possui muitas Traps e defesas como "Gravekeepers" ou "Worms", essa analise já é um pouco mais complicada pois você precisará de uma boa leitura de campo. Apesar de você saber que é muito improvável que Decks como esses possuam algum tipo protetor da Battle Phase ( Gorz, Trago, Fader etc...) , eles possuem uma vasta quantidades de Traps que podem parar seus combos ou impedir seu OTK, cartas como "Torrential Tribute" ou "Mirror Force", então caso você não tenha uma boa leitura de campo existe 2 casos que você pode encontrar.

Caso 1: Seu oponente deu "Maxx 'C'" mas não possui Cartas setadas.

Caso 2: Seu oponente deu "Maxx 'C'" e possui Cartas setadas.

Bem levando em conta que você não sabe o que esperar eu aconselharia a continuar o Combo durante o caso 1, pois mesmo que ele puxe infinitas cartas de seu Deck, de nada elas iram valer se ele não poderá usa-las, por outro lado eu aconselharia a parar o Combo durante o caso 2. Levar uma "Mirror Force" ou "Torrential Tribute" prematuras pode custar o jogo.  

Agora se você possui uma boa leitura de jogo toda a forma que nos analisamos as situações muda. Primeiro caso você tenha uma boa leitura de jogo e consiga determinar a natureza das cartas Setadas de seu oponente, mesmo que ele possua 3, 4 ou até mesmo 5 cartas setadas você poderá prosseguir com a jogada, ou até mesmo para-la mesmo que seu oponente apresente apenas uma unica carta Setada. Tudo dependerá da leitura que você fez das cartas de seu oponente. 

Por exemplo: Seu oponente possui 2 cartas setadas , estas cartas já estão setadas a um bom tempo , ele teve varias ocasiões de ativar sua "possível" "Torrential Tribute" ou "Mirror Force" efetivamente mas não ativou. Nessa situação "EU" tomaria como certo que essas duas cartas não tem a natureza de cartas de Defesa de Ataque ou de Ativação quando Summon, e me sentiria muito mais confiante em tentar o OTK. Mas até mesmo em uma ocasião dessas você nunca pode prever com certeza absoluta qual carta esta Setada, por isso você precisa do ultimo requisito atitude.

Você precisa ter a atitude de fazer sua jogada sem ter medo de que ela seja a jogada errada , você precisa ter a atitude para decidir o momento certo para ativar aquela determinada carta, Você precisa ter a atitude para poder continuar suas jogadas ou até mesmo para-las. Mesmo que você tenha tomado a decisão errada você precisa ter a atitude para arcar com as consequências de seus erros e fazer o possível para se recuperar..

Bem eu acabei falando dos 3 tópicos de uma vez em uma unica situação, que eu acredito que seja  mais comum e que atrapalha muita gente, e o post já ficou bem extenso por isso eu vou parar por aqui. Espero que esse post tenha lhe ajudado em alguma coisa e que vocês tenham gostado.

Eu lhes peço que comentem e perguntem caso não tenham entendido algo ou qualquer outra coisa, avaliem o post, é sempre bom ter retorno e saber se o que você esta fazendo esta agrandando os outros. 

Com isso eu vou-me and enjoy this fuking gif.

                                                                           Sorte.
                           Se procurar a definição de sorte no dicionario você verá a foto desse cara.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Gostei do post, nada mais que boas palavras a todos os jogadores de Yugioh, e que serve pra um contexto geral de jogadores.

    ResponderExcluir
  2. Só lembrando que alguns Ruler usa Swift Scarecrow e bastante Veiler, coisas que podem vir a atrapalhar seu OTK, exemplo, Veiler no efeito do Megalo de atacar duas vezes, ou no Excalibur.
    Mas gostei bastante do post, ficou mto legal, esta de parabéns o/

    ResponderExcluir